A Cemig está visitando, desde o início de fevereiro, famílias de baixa renda da região de Barbacena. Com a iniciativa, os moradores serão beneficiados com a substituição gratuita de até cinco (5) lâmpadas antigas por outras de LED. Nas comunidades do município é estimado o atendimento a cerca de 1700 clientes da companhia, que, além da substituição das lâmpadas, receberão orientações sobre o uso seguro e sustentável da energia e poderão parcelar débitos com condições especiais.
Para o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o principal benefício do Cemig no Campo é o acesso à informação correta. “Nós sabemos que reduzir o desperdício de energia é possível com simples mudanças de hábitos. E queremos mostrar aos moradores que trocar uma lâmpada, um gesto simples, pode contribuir para isso. Mas é a nossa relação com o consumo de energia faz a diferença. O nosso papel é mostrar como economizar e isso tem o poder de ajudar no orçamento familiar do público de baixa renda”, pondera.
Essa redução do desperdício de energia é uma busca constante da companhia. Por meio de seu Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Cemig atende diversos públicos com um objetivo comum: conscientizar. Exemplo disso é que esta é a segunda edição do Cemig no Campo. O primeiro projeto, no entanto, priorizava o atendimento a comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais.
Na fase atual, o público-alvo será formado por 20 mil famílias de baixa renda que residem no interior do Estado. Durante o projeto, os atendentes poderão prestar os seguintes serviços:
· substituir até cinco (5) lâmpadas, sendo que o material é destinado à reciclagem ambientalmente correta;
· avaliar geladeiras – ao longo do projeto, serão substituídas 200 geladeiras de acordo com a necessidade e critérios técnicos;
· orientar sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica;
· parcelar débitos de acordo com as regras definidas pela Cemig.
A Cemig reforça, no entanto, que todos os serviços são gratuitos e só devem ser feitos mediante à presença de responsável maior de 18 anos. Para evitar golpes, os moradores podem acessar o site oficial da Cemig, neste link, para acompanhar em tempo real as comunidades atendidas.
Programa de Eficiência Energética
O Cemig no Campo faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que busca promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.
Desde o início do Programa, em 1998, as iniciativas beneficiam, principalmente, clientes de baixa renda e instituições públicas e filantrópicas (hospitais e escolas, por exemplo) de atendimento à sociedade.
Até o momento, moradores de mais de 745 municípios localizados na área de concessão da Cemig já foram alcançados. Entre 2008 e 2022, o valor investido ultrapassa a ordem de R$ 800 milhões.
Curta e siga nossas redes sociais
#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg