O serviço de castração móvel, conhecido como castramóvel, deu início à castração de cães e gatos nesta terça-feira, 9. O serviço de castração passou por interrupções, mas a gestão atual da Secretaria de Saúde (SS) estabeleceu metas para retornar com a castração animal e voltar com o serviço o mais breve possível.
De acordo com o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Jonathan Ferreira, a empresa contratada começou a castrar os primeiros animais ainda pela manhã. A castração vai dar prioridade aos animais que se encontram no canil municipal, para depois prosseguir em outras áreas da cidade. “A expectativa é de que sejam realizadas cerca de 50 castrações por dia, o que contribuirá bastante para a diminuição da fila”.
Os vereadores da Comissão de Defesa, Controle e Proteção dos Animais da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Kátia Franco e Marlon Siqueira, foram convidados pela SS para irem até o canil conhecer a empresa que irá realizar a castração dos animais. “Os procedimentos serão realizados seguindo as boas práticas no ambiente cirúrgico e as castrações poderão ser realizadas no veículo castramóvel, em conformidade com a resolução nº 962, de 27 de agosto de 2010, que normatiza os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas de educação em saúde, guarda responsável e esterilização cirúrgica com a finalidade de controle populacional”, explica Jonathan.
Visando à transparência no processo, os cadastros já existentes em posse do departamento serão triados, e os novos pedidos de castração serão realizados por meio da plataforma digital da Prefeitura de Juiz de Fora - “Prefeitura Ágil”, dando eficiência, transparência e agilidade. Cabe destacar que todos os trabalhos e procedimentos serão coordenados pela gerência do Departamento de Saúde Animal em exercício.
Devido à pandemia da Covid-19, os eventos de adoção de animais com presença de público precisaram ser interrompidos, e isso afetou o número de animais adotados. Outro problema atrelado à pandemia, está o aumento do número de animais abandonados, fazendo com que a população do canil crescesse ainda mais. Desde o controle epidemiológico da Covid-19 no município, a PJF vem realizando eventos de adoção responsável, tentando diminuir a quantidade de animais no Canil. A Secretaria de Comunicação (Secom) criou a campanha “Me adota aí”, uma ação que estimula a adoção responsável de cães e gatos em Juiz de Fora.
Quem deseja adotar um animalzinho, pode entrar em contato pela página do Facebook e o perfil do Instagram (@canilmunicipaljuizdefora).
Acesse as redes sociais do Canil Municipal ME ADOTA AÍ!
Outras informações:
(32) 3225-9933 - Adoção responsável
FONTE/CRÉDITOS: PJF