O Corpo de Bombeiros de São João del-Rei participou, na tarde desta quinta-feira, dia 5, de um simulado de acidente envolvendo a Maria Fumaça no cruzamento do Matozinhos, próximo ao pontilhão. O evento foi promovido pela VLI, empresa que administra a linha férrea e envolveu também a participação de outros órgãos, como SAMU, Polícia Militar e Exército.
De acordo com o Tenente Radamés, Comandante do Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del-Rei e coordenador das equipes que atuaram na atividade, "A ideia era simular um abalroamento da locomotiva com um carro naquele cruzamento, envolvendo grande quantidade de vítimas e situações extremas a que estamos expostos no nosso dia a dia. Além de colocar em prática uma atuação complexa, este tipo de simulado também visa testar nosso tempo de resposta e integração com os outros órgãos que atuaram nesta ocasião".
O simulado foi promovido pela empresa VLI, responsável pela operação da Maria Fumaça. Segundo palavras da Superviora de Operações desta instituição, Cibelle Oliveira, "A VLI presa muito pela realização deste tipo de simulado para treinar a atuação dos nossos brigadistas, verificando o tempo resposta e coordenação interna. Neste sentido, é muito importante a parceria com o Corpo de Bombeiros, SAMU e demais órgãos para fazer a reciclagem das nossas equipes".
Ao todo, foram envolvidos nas operações cerca de dez brigadistas, oito Bombeiros Militares com três viaturas, além de duas ambulâncias do SAMU, uma do Exército, Policiais Militares e Responsáveis pelo Departamento de Trânsito da cidade. Ainda de acordo com os Bombeiros, atividade durou cerca de duas horas e meia e obteve êxito em todos os quesitos que foram avaliados. "Todos os dias há um grande fluxo de pessoas fazendo o passeio na Maria Fumaça, além das inúmeras outras que transitam nas proximidades da linha férrea. Esta é uma forma de garantir que todos os profissionais envolvidos estejam melhor preparados para possíveis ocorrências envolvendo este importante patrimônio da cidade", conclui Radamés.