Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 18 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais celebra seus 70 anos com novas exposições, projeto de documentário e livro

O acervo da biblioteca possui mais de 570 mil livros

Redação
Por Redação
/ 53 acessos
Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais celebra seus 70 anos com novas exposições, projeto de documentário e livro
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em comemoração aos 70 anos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, preparou uma série de ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024.

Uma das homenagens inclui a mostra "Aragem em mãos que ardem: Carolina", dedicada à escritora Carolina Maria de Jesus, que estará aberta à visitação até 20 de julho. A exposição reúne obras das artistas visuais Ana Pá e Flavia Carla dos Reis, e apresenta poemas da multifacetada Carolina Maria de Jesus. 

Além disso, no segundo andar do prédio sede, o público poderá conferir até o final deste mês a exposição "Com carinho, à Biblioteca Pública Estadual". Esta exposição, organizada pelo setor de Coleções Especiais, exibe dedicatórias de autores consagrados como Carlos Drummond de Andrade, Alaíde Lisboa e Conceição Evaristo.

Leia Também:

O calendário comemorativo também prevê a produção de um documentário centrado na relação afetiva que as pessoas têm com a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, um novo vídeo institucional e a criação de um livro focado em educação patrimonial, previsto para ser concluído ainda este ano.

No último domingo (2), foi lançada uma nova logo para celebrar as sete décadas da instituição, já disponível nas redes sociais. No próximo dia 20, às 19h, haverá uma homenagem à instituição durante uma Reunião Especial na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte do Circuito Liberdade, é o equipamento cultural mais antigo do complexo, reconhecido como o maior do Brasil e da América Latina. Seu acervo conta com mais de 570 mil exemplares, incluindo livros, revistas e jornais históricos, distribuídos em dois prédios (Edifício sede e Anexo) com uma área construída de mais de 9 mil metros quadrados. Mensalmente, mais de três mil leitores retiram obras através do Setor de Empréstimo, que possui mais de 80 mil títulos.

Criada em 1954 pelo então governador Juscelino Kubitschek, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem como objetivo principal democratizar o acesso à informação, literatura e leitura para a população mineira.

Além de ser um centro de preservação da memória bibliográfica, a biblioteca desenvolve programas e ações sociais de mediação e incentivo à leitura, por meio de atividades específicas, exposições temáticas e serviços de extensão.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )