google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
rcwtv
rcwtv

Região

Ação preventiva da Segurança Pública leva discussão de violência doméstica para dentro da sala de aula

Oficinas são voltadas para a conscientização sobre os diversos tipos de violência que as mulheres enfrentam

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
Ação preventiva da Segurança Pública leva discussão de violência doméstica para dentro da sala de aula
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O combate à violência contra a mulher ganha um novo espaço de discussão e conscientização: a sala de aula. Através do Programa Mediação de Conflitos (PMC), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cerca de 300 alunos da Escola Estadual Paulo Freire, localizada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), participam de oficinas voltadas para a conscientização sobre os diversos tipos de violência que as mulheres enfrentam e as possíveis soluções para prevenir ou buscar ajuda.

A iniciativa, realizada durante a semana do Dia Internacional da Mulher, tem como objetivo principal diminuir os casos de feminicídios e abusos sofridos pelas mulheres em Minas Gerais. As palestras, desenvolvidas pelo projeto "É na base! - PMC", abordam temas como machismo, tipos de violência, redes de apoio e como a Segurança Pública pode contribuir em caso de violência, seja por meio de ligações ao 190 da Polícia Militar, à Central de Atendimento à Mulher, 180, do Governo Federal, ou pela ajuda do Programa Mediação de Conflitos.

Durante as atividades, os alunos têm a oportunidade de dialogar sobre questões como papéis de gênero e como eles podem influenciar no ciclo da violência contra a mulher. As analistas sociais responsáveis pela iniciativa utilizam uma abordagem dinâmica, incluindo músicas e expressões do cotidiano dos jovens para tornar o assunto mais acessível e reflexivo.

Leia Também:

Para Natália Fernandes, analista do programa, é fundamental que os alunos compreendam o tema da violência doméstica e saibam a quem recorrer em caso de necessidade. "Queremos que o assunto não seja desconfortável, ao contrário, que eles entendam o que está acontecendo ou pode acontecer. Principalmente, que saibam a quem recorrer e como resolver os possíveis conflitos. Eles estão em uma fase de muito contato com a sexualidade, uma hora ótima para entender não só sobre isso, mas também sobre os papéis de gênero e como isso pode influenciar no ciclo da violência contra a mulher”, ressaltou.

A receptividade da iniciativa tem sido positiva, tanto entre os alunos quanto entre a equipe escolar. O vice-diretor da Escola Estadual Paulo Freire, Augusto Sérgio, ressalta a importância da conscientização dos estudantes e destaca os benefícios que a iniciativa traz para a sociedade como um todo. “Estamos em uma região periférica, em uma área com muitos casos de violência contra a mulher, então recebemos muito bem essa iniciativa de conscientizar os alunos e instigá-los a respeitar e valorizar todos os seres humanos. Já recebi elogios dos alunos e até dos pais, que estão gostando muito. Os maiores beneficiados serão sempre os estudantes e a sociedade”, disse.

As atividades seguem até a próxima quinta-feira, com turmas de aproximadamente 30 alunos por vez. Os participantes demonstram engajamento e conforto para compartilhar suas experiências, refletindo sobre a importância do conhecimento na prevenção e no combate à violência contra a mulher.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
 
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano