Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/
O povoado de Santo Antônio de Paraibuna era elevado a município e, seis anos depois, em 1856, tornou-se Juiz de Fora.
O povoado surgiu a partir de uma modificação no traçado do Caminho Novo a estrada utilizada para escoar o ouro produzido em Ouro Preto, levando a riqueza até o porto do Rio de Janeiro.
O Caminho Novo foi desviado, em 1836, para a região do Bairro Graminha e para a avenida Rio Branco.
O coronel Custódio Ferreira Leite e o engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld comandaram a obra.
Daí ao título de "Manchester Mineira", quando Juiz de Fora atingiu o auge de desenvolvimento, foram 64 anos, fase que perdurou até 1929
Neste ano, a crise do café começou a levar a região à estagnação.
Este título veio a partir de uma comparação com a Manchester da Inglaterra, uma cidade próspera, caracterizada pelas inúmeras fábricas.
No auge, em 1914, a cidade tinha 160 indústrias, a primeira estrada pavimentada da América do Sul - a Rodovia União e Indústria, uma ferrovia ligando o Rio a Diamantina, a primeira usina hidrelétrica da América do Sul - a Usina de Marmelos e movimentava os primeiros motores elétricos para fins industriais do país, com a Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas e a Construtora Pantaleone Arcuri & Spinelli.
A primeira região ocupada foi a parte mais baixa, onde estão as ruas referências da cidade: as avenidas Brasil, Independência e Rio Branco
E natural que a ocupação ocorra primeiro na parte mais baixa, mesmo porque é a que está mais próxima ao rio.
A partir daí, o espaço do centro se esgotou a cidade foi crescendo para outras partes mais altas.
Como um estágio de desenvolvimento intermediário, o povoamento de bairros como o Bom Pastor, Alto dos Passos, São Mateus e Cascatinha.
A diferença entre o primeiro e os outros é a qualidade de vida, garantida pela característica de bairro residencial.
Os outros bairros são comerciais, com a presença de residências.
É uma região com três hospitais e uma maternidade e, ao mesmo tempo, muito barulho, engarrafamentos e poluição.
O próximo passo foi o crescimento para a região norte, leste e oeste, com o desenvolvimento de Benfica e a ocupação da Cidade Alta.
Data não informado
Fonte acessa.com
Acervo Mauricio Lima Corrêa