ARTIGO ANTERIOR - 06 ORIGEM GERMÂNICA
Por Nair Barbosa Guedes e José Luiz Moreira Guedes
Saudações comunistas. Estamos aqui escrevendo este posfácio para prestar nossa homenagem e pagar uma dívida que nós todos temos com o camarada Lindolfo Hill. Mesmo tendo dedicado nossas vidas ao comunismo, não conhecíamos em detalhes a história, a vida e a luta de Lindolfo Hill. Lindolfo foi um grande exemplo para toda nossa militância comunista, inclusive no seu aspecto, que pode parecer um detalhe, mas que está presente na história de Lindolfo e da nossa. Como o autor descobriu em suas extensivas pesquisas, Lindolfo Hill nos ensinou o caminho; sendo comunista e vivendo de verdade uma militância comunista, exerceu atividade política através de um partido que estava na legalidade e que tinha um mínimo de coincidência em suas posições.
Como foi o caso do PTB que acolheu e aceitou a participação do comunista Lindolfo, que exerceu seu mandato com grande coerência. Nair foi vereadora de Juiz de Fora pelo PCdoB 2003-2004 e eu José Luiz fui deputado federal por MG pelo PMDB 1983-1987. Um diferencial entre nossa trajetória e a de Hill é que ele foi cassado e nós não. Sempre fomos comunistas, mas também tivemos que exercer nossos mandatos de vereadora e deputado federal em outros partidos, mas nossa história ficará para outra ocasião.
Foto: Hiram Azevedo Witt
Lindolfo viveu numa época pós Segunda Guerra Mundial, com muitas tensões, depois de guerras sangrentas e uma guerra fria. Época conturbada em que já existia o Estado Soviético comunista com participação decisiva para o fim da Segunda Guerra e a derrubada do fascismo alemão. Esses fatos traziam para Juiz de Fora, e para todo o Brasil, o alto grau de tensão mundial de lutas de classe acirradas em todo mundo. Foi nesse contexto histórico que não existia alternativa para os militantes comunistas senão a de exercer sua atividade política através de um outro partido que, na época, desse abertura para participações de militantes comunistas. Assim, posteriormente, ocorreria também um fato extremamente importante. Nós não fomos cassados como Lindolfo, então qual foi a diferença? Eram os ambientes mundial e nacional que projetavam no âmbito municipal a realidade brasileira e internacional. Nós, Nair Barbosa Guedes e José Luiz Moreira Guedes, dedicamos a nossa vida à causa erguida por esse grande homem, Lindolfo Hill, que soube prever o futuro. É preciso tirar dos arquivos da Câmara Municipal de Juiz de Fora informações sobre a vida e os feitos desse grande homem.
Hoje, após leitura desta obra, acreditamos que a justiça precisará ser feita para corrigir os crimes cometidos contra esse cidadão juizforano. Para nós militantes, Hill precisa assumir o pedestal de herói e, ao mesmo tempo, de vítima de um Estado burguês, que discriminava todos que lutavam para o fim desse Estado reacionário. Uma correção da injustiça só poderá ser feita com a restituição do mandato de vereador a Lindolfo Hill, pela atual Câmara Municipal de Juiz de Fora. Lindolfo Hill foi criminosamente cassado e esse ato tem que ser condenado. Isso é o que precisará ser feito e nós estaremos empenhados nesta luta para corrigir esse crime e alcançar a reparação para a família, reparação da vida pessoal, da vida política, da vida revolucionaria, da vida socialista, da vida comunista de Lindolfo Hill e de sua memória. Saudações comunistas, saudações revolucionárias e saudações proletárias.
ARTIGO SEGUINTE - 08 CONTEMPORANEIDADE