google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Geral

História do Bairro Ponte Preta

Conhecida a Ponte de Ferro

Mauricio Lima Corrêa Historiador e Pesquisador
Por Mauricio Lima Corrêa...
História do Bairro Ponte Preta
Acervo e Texto Vanderlei Dornelas Tomaz 
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora 
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/

História do Bairro Ponte Preta

Situado na Região Urbana de Benfica, Ponte Preta é limitada pelo Rio Paraibuna (após o Distrito Industrial), Av. JK, BR 040 e a estrada de ferro. Sua distância do centro de Juiz de Fora é de, aproximadamente, 16 quilômetros.
Ponte Preta é o nome como ficou conhecida a ponte de ferro que sustenta a ferrovia que margeia o bairro. Com o passar do tempo, o nome “ponte preta” veio a substituir o nome anterior da comunidade: “Ponte dos Pires”.
Ponte dos Pires era um sítio que fazia parte da Fazenda Benfica. Pertencia ao Coronel Antônio José Sobreira, casado com Júlia Tostes Sobreira. O Coronel Sobreira nasceu em 1859 e foi assassinado na estação ferroviária de Benfica em 1919.
Sobreira tinha um empregado muito dedicado que se chamava Gabriel Matias Barbosa (nasceu em 18 de março de 1864 e faleceu em 24 de junho de 1949). Também conhecido como Gabriel Sobreira, era casado com Maria Catarina Barbosa (nasceu em 9 de julho de 1874 e faleceu em 30 de agosto de 1973).
Catarina era parteira muito conhecida na região, e consta ter realizado mais de 3.500 partos.
Os herdeiros do Coronel Sobreira, especialmente a viúva, Júlia, doaram ao Gabriel parte das terras da Ponte dos Pires, onde este já residia com sua numerosa família.
Com o passar do tempo, os loteamentos foram sendo formados. O lugar recebeu infra-estrutura, como pavimentação das ruas, rede de captação das águas pluviais, redes de fornecimento de água e coleta de esgoto, redes de energia elétrica e telefonia, escola municipal, templos religiosos, a Prefeitura construiu uma ponte ligando a Avenida Marginal com o Distrito Industrial, e o comércio se expandiu. Na foto, vemos os fundadores do bairro Ponte Preta: Gabriel Sobreira e sua esposa Maria Catarina Barbosa.
Acervo e Texto Vanderlei Dornelas Tomaz 

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/search/label/Curiosidades
Mauricio Lima Corrêa Historiador e Pesquisador

Publicado por:

Mauricio Lima Corrêa Historiador e Pesquisador

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano