Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/
História do Bairro Ponte Preta
Situado na Região Urbana de Benfica, Ponte Preta é limitada pelo Rio Paraibuna (após o Distrito Industrial), Av. JK, BR 040 e a estrada de ferro. Sua distância do centro de Juiz de Fora é de, aproximadamente, 16 quilômetros.
Ponte Preta é o nome como ficou conhecida a ponte de ferro que sustenta a ferrovia que margeia o bairro. Com o passar do tempo, o nome “ponte preta” veio a substituir o nome anterior da comunidade: “Ponte dos Pires”.
Ponte dos Pires era um sítio que fazia parte da Fazenda Benfica. Pertencia ao Coronel Antônio José Sobreira, casado com Júlia Tostes Sobreira. O Coronel Sobreira nasceu em 1859 e foi assassinado na estação ferroviária de Benfica em 1919.
Sobreira tinha um empregado muito dedicado que se chamava Gabriel Matias Barbosa (nasceu em 18 de março de 1864 e faleceu em 24 de junho de 1949). Também conhecido como Gabriel Sobreira, era casado com Maria Catarina Barbosa (nasceu em 9 de julho de 1874 e faleceu em 30 de agosto de 1973).
Catarina era parteira muito conhecida na região, e consta ter realizado mais de 3.500 partos.
Os herdeiros do Coronel Sobreira, especialmente a viúva, Júlia, doaram ao Gabriel parte das terras da Ponte dos Pires, onde este já residia com sua numerosa família.
Com o passar do tempo, os loteamentos foram sendo formados. O lugar recebeu infra-estrutura, como pavimentação das ruas, rede de captação das águas pluviais, redes de fornecimento de água e coleta de esgoto, redes de energia elétrica e telefonia, escola municipal, templos religiosos, a Prefeitura construiu uma ponte ligando a Avenida Marginal com o Distrito Industrial, e o comércio se expandiu. Na foto, vemos os fundadores do bairro Ponte Preta: Gabriel Sobreira e sua esposa Maria Catarina Barbosa.
Acervo e Texto Vanderlei Dornelas Tomaz