google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Geral

Entrevista com Carina Dantas – Finalista do Prêmio Best Sisters in Law

O empoderamento de advogadas negras do Brasil

REDAÇÃO
Por REDAÇÃO
Entrevista com Carina Dantas – Finalista do Prêmio Best Sisters in Law
Carina Dantas
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A doutora Carina Dantas, uma de Nossas Riquezas Pretas de Juiz de Fora, é finalista ao Prêmio Best Sisters in Law que ocorre em São Paulo no próximo mês de Fevereiro. O prêmio é uma iniciativa criada pela Advogada Dione de Assis um dos maiores nome da advocacia negra nacional e internacional, que visa transformar o cenário do direito com oportunidade de trabalho para mulheres negras. O prêmio e comprometimento com conexão, com a troca e crescimento de advogadas negras atuantes nas mais diversas áreas do Direito do Brasil e no exterior. O portal de notícias RCWTV a recebeu para uma entrevista.
RCWTV - Como foi receber a notícia de ser finalista?
CARINA - Receber a notícia do prêmio foi muito importante para mim. Eu ainda estava encerrando um ciclo em 2024 e logo no primeiro dia do ano de 2025 recebi a notícia que eu sou finalista concorrendo a um prêmio de tanta relevância. O Black Sisters in Law já é uma marca que está aí nacionalmente no Brasil e internacionalmente em prol de advogadas negras, e trouxe para mim uma grande relevância, mostrando que realmente que estou seguindo o caminho certo, naquilo que acredito como propósito de vida, a luta antirracista, tenho um legado a ser deixado nas causas do combate ao racismo, na busca da igualdade e equidade para que as futuras gerações negras encontre um cenário diferentes de oportunidades para pessoas negras.
RCWTV - O que significa esse Prêmio Best Sisters in Law?
CARINA - Receber o prêmio é a confirmação de todo o nosso trabalho, de todos os nossos esforços. Cada voto é uma voz que ecoa pela valorização do nosso trabalho, como a confirmação do reconhecimento para luta em prol da nossa causa, para mim, é muito importante estar participando, com visibilidade nacionalmente e internacionalmente , ter o meu nome em um seleto grupo de finalistas de advogadas negras nacionalmente conhecidas. Só de participar como finalista já é uma grande conquista.
RCWTV - Qual importância dessa indicação para Juiz de Fora?
CARINA - É a visibilidade para nosso Município e também para o Estado de Minas Gerais, mostrando que temos profissionais negras capacitadas e reconhecida pelo excelente trabalho desenvolvido, e não há como o mercado jurídico de trabalho deixar de reconhecer que há advogadas negras com grandes potencial. Em Juiz de Fora temos grandes referência de mulheres negras com história de luta com Rosa Cabinda, a primeira a entrar na Justiça pelos próprios meios e obter a sua liberdade, bem como Esperança Garcia, a primeira advogada negra do Brasil. Fico muito feliz em poder trazer essa conquista também, não somente para Minas Gerais, mas para Juiz De Fora. Eu acredito que trazer também oportunidade e consagrar todas as mulheres negras que vivem aqui e, assim como eu, lutam para a reparação e para a igualdade.
RCWTV - Como participar e votar?
CARINA -
A Black System Law é uma organização que visa dar oportunidade para advogadas negras por todo Brasil. Esse prêmio, ele foi feito em três etapas: 1) seleção interna 2) verificar o perfil da pessoa e tudo aquilo que ela vem desenvolvendo e agora 3) votação final com voto popular.
RCWTV - Quem está concorrendo?
CARINA -
As concorrentes são advogadas negras de todo o país, é um concurso realizado nacionalmente, então tem pessoas do eixo de São Paulo, Rio, Minas Gerais, entre outros estados. E tem muitas advogadas de renome e eu fico muito feliz em estar concorrendo com elas também, visto que elas já são nacionalmente conhecidas também, dar um gás a mais em nosso trabalho como advogada. Com pessoas que são referências para mim também como profissionais.
RCWTV - Qual categoria você concorre e por que?
CARINA - A categoria que eu concorro é a categoria do direito antidiscriminatório pelo trabalho que eu venho desenvolvendo, que é referente à minha paixão no direito e à luta antirracista.
RCWTV - Fale um pouco de você e do seu trabalho?
CARINA -  ⁠E a minha filosofia de vida é lutar pelos meus pares, lutar pela igualdade, pela equidade e pelo combate realmente de fato do racismo e a todas as mazelas que a escravidão nos deixou. O trabalho que eu venho desenvolvendo é realmente dentro da área do direito antidiscriminatório. Sou advogada aqui em Juiz de Fora que atuo em diversas áreas  e estou envolvida em vários projetos, No ano de 2024 atuei com Presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Moderna e o trabalho escravo moderno, como Conselheira Dativa Do Conselho de Ética  dos Advogados de Juiz de Fora, e Delegadas de Prerrogativas na subseção da OAB de Juiz de Fora na Gestão do Presidente Alexandre Atílio que trabalhou incessantemente com pautas para inovar e inclui e avançar, Participo como Orientanda no Grupo de Pesquisa e Acesso à Justiça, orientada pelo renomado Professor Antônio Gaio Júnior, um dos maiores processualistas do País, inclusive com lançamento de um livro juntos o Direito Processual em Movimento na qual tive a felicidades em participar como uma das autoras.  Sou também comunicadora apresentadora do Espaço OAB/ JF  na  Rádio Play Hits com a Direção do meu grande amigo Jorge Jovino Aragão advogado e comunicador, participo como ativista do movimento negro local e nacional como a Unegro/JF sendo Diretora Jurídica como o comitê do 20 de Novembro, Forum Feminista 8 M, sou a idealizadora da Feira Preta Ubuntu / JF pelo projeto na Nailh com a Coordenação Geral da Maria Cristina Nurse Lima Costa. Participando como  Coordenadora Adjunta do Estatuto da Igualdade Racial do Estado De Minas Gerias, um iniciativa da hoje Ministra do Direitos Humanos Macaé Evaristo, as Deputadas Leninha, Ana Paula, Andréia de Jesus.
Então, todo esse trabalho que eu venho dedicando em conjunto ecoa para que realmente possa estar na agremiação e na categoria do direito antidiscriminatório. Conto com a sua participação pois o seu voto faz toda a diferença ! Compartilhe com amigos, familiares e colegas para que essa vitória seja nossa! Agradeço a todos que tirar um tempo para acreditar em mim e no trabalho que desenvolvemos em prol do Direito mais inclusivo e justo.

Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

FONTE/CRÉDITOS: Carina Dantas
REDAÇÃO

Publicado por:

REDAÇÃO

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano