Fotografia do Blog Mauricio Resgatando o Passado a Historia de Juiz de Fora
http://mauricioresgatandoopassado.blogspot.com/
Edifício Clube Juiz de Fora
O Edifício Clube Juiz de Fora, projetado por Francisco Bolonha, remonta ao ano de 1958. Está situado na esquina da rua Halfeld com a avenida Rio Branco, em frente ao Parque Halfeld e à Prefeitura.
O edifício é composto por 16 andares, constituídos de lojas e sobre lojas nos 2 primeiros andares, 11 andares de salas comerciais e os 3 últimos pavimentos foram destinados ao Clube Juiz de Fora, que possui um terraço jardim, além da cobertura com a casa de máquinas dos elevadores e a caixa d'água.
Nas lojas ficam em destaque os pilares arredondados. Na fachada para a Av. Rio Branco encontra-se o painel “As quatro estações”, de Candido Portinari, tombado pelo decreto nº 5869 de 07 de março de 1997, anterior ao tombamento do próprio edifício. A inserção de tal obra de arte é também referência de um período onde arte, arquitetura e paisagismo buscavam uma síntese perfeita, muito trabalhada por Bolonha em seus projetos.
Durante muitos anos o clube no edifício teve seu funcionamento constante, sendo frequentado por grande parte da alta sociedade de Juiz de Fora. Após a proibição do jogo, tal estabelecimento sofreu um grande processo de declínio, ficando sem uso por um longo período.
A fachada para a Avenida Barão do Rio Branco, apresenta um jogo geométrico vertical marcado pelos quadros.
Já na fachada para a Rua Halfeld, a linha composta pelos painéis em pastilha com o desenho de cavalos, de Cândido Portinari e Paulo Werneck, e pelas amplas esquadrias em guilhotina, marcam no sentido horizontal esta fachada, sendo rompido esta linearidade apenas nos 3 últimos pavimentos.
Foto data provável década de 1960
Texto de Autoria Sylvio Bazote
Acervo Simón Eugénio Sáenz Arévalo