nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 22 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Geral

Bússola Negra para Juiz de Fora

Um exemplo de líder comunitário

Alexandre Müller Hill Maestrini
Por Alexandre Müller Hill...
Bússola Negra para Juiz de Fora
Bússola
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O sorridente Negro Bússola é um líder comunitário, produtor cultural e gestor de recursos que tinha e tem um sonho: ser vereador e quem sabe um dia prefeito em Juiz de Fora, representando as causas sociais, culturais e ambientais que defende. Ele se candidatou a vereador pela primeira vez em 2016 e surpreendeu a todos com a sua votação expressiva: 3.996 votos, sendo o 11º mais votado entre os 589 candidatos. Porém, ele não foi eleito, pois o seu partido não atingiu o quociente eleitoral necessário.

Mas ele não desistiu do seu sonho e se candidatou novamente a vereador em 2020, fazendo uma campanha limpa, honesta e popular, usando as redes sociais e o boca a boca para divulgar as suas propostas. Bússola contou com o apoio de muitos amigos, familiares e admiradores do seu trabalho. No dia da eleição estava confiante e acompanhou a apuração dos votos com ansiedade e emoção. Ele viu o seu nome subir no ranking dos mais votados, até chegar ao quarto lugar, com 5.085 votos, mas ele quase não acreditava no que via, finalmente tinha conseguido o cargo de vereador e realizado um de seus sonhos.

Publicidade

Leia Também:


Ele abraçou sua esposa, sua filha, seus companheiros de campanha e agradeceu a Deus, aos seus ancestrais e aos seus eleitores. Bússola chorou de alegria e gratidão e estava pronto para assumir o seu mandato e fazer história na Câmara Municipal. Mas a sua felicidade durou pouco. Logo ele recebeu a notícia que o deixou perplexo e arrasado: ele não foi eleito, pois seu partido não tinha atingido o quociente eleitoral necessário, num sistema eleitoral cruel, que privilegia os partidos grandes e as coligações.

Bússola não entendia como isso tinha sido possível. Como alguém que teve mais votos do que 585 candidatos podia ficar de fora da Câmara? Como alguém que teve a confiança de mais de 5 mil pessoas podia ser ignorado pela política? Como alguém que tinha um projeto sério e consistente podia ser barrado por um mecanismo burocrático?

Ele sentiu uma mistura de indignação, frustração, tristeza e abandonado na sua luta. Com um sorriso largo característico lembrou-se de tudo o que já tinha enfrentado na vida, de todas as dificuldades que já tinha superado, de todos os valores que defende. Um dos mais lindos é que “o povo não é carga para os governos, ele é oportunidade”. Um visionário!

Ergueu a cabeça e decidiu continuar sendo um líder comunitário, um cidadão ativo, consciente e participativo, sendo uma bússola negra num mar de injustiças sociais. Imaginem o que esse líder nato poderia fazer como nosso representante na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Alexandre Müller Hill Maestrini

Publicado por:

Alexandre Müller Hill Maestrini

Alexandre Müller Hill Maestrini é professor de alemão no Instituto Autobahn e autor de quatro livros: Cerveja, Alemães e Juiz de Fora, Franz Hill – Diário de um Imigrante Alemão, Lindolfo Hill – Um outro olhar para a esquerda e Arte Sutil.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )