Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
rcwtv
rcwtv

Geral

Aberto oficialmente a 33ª edição do Encatho & Exprotel

Evento segue até quinta (28/07) com momentos de integração, atualização e negócios

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)
Por Henrique Harmonia (Interina:...
/ 172 acessos
Aberto oficialmente a 33ª edição do Encatho & Exprotel
(Crédito: Imagem e Arte)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

De 26 a 28 de julho, o CentroSul é palco do grande encontro do turismo e hotelaria no Sul do país, o Encatho & Exprotel. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, o primeiro evento presencial pós-pandemia abriu oficialmente nesta terça-feira (26/07) com a presença de autoridades, imprensa, fornecedores e profissionais do setor. 

Com uma programação de alto nível, com grandes nomes da hotelaria nacional subindo ao palco nos próximos dias, o ENCATHO traduz a força do trade turístico, que conseguiu superar as turbulências trazidas pela pandemia de Coronavírus e agora se reinventa para fomentar o que todos amam fazer: viajar, ser bem recebido, provar novas experiências, novos sabores e novos cenários.

E foi neste cenário de muita receptividade e novas experiências que começou a 33ª edição do Encatho & Exprotel. Um receptivo com ostras, hino nacional com saxofone, corte imperial de Santo Amaro da Imperatriz e muitas homenagens. 

Publicidade

Leia Também:

Abertura em grande estilo
Rui Schürmann, Diretor Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina iniciou seu discursou, dando boas-vindas aos participantes. O presidente falou da importância desta edição como marco da retomada pós-pandemia. Ele lembrou dos pesadelos vividos pelo setor nesses dois anos, mas que a recuperação mostrada pelo segmento permite que o estado possa voltar a receber bem, no melhor estilo catarinense.
 
Rui Schurmann também ressaltou que a hotelaria catarinense vem vendo seus números crescer a níveis ainda maiores que antes da pandemia, sacramentando o reaquecimento do setor hoteleiro. “O momento é de otimismo e esperança de que tenhamos deixado para trás as dificuldades destes últimos dois anos. O evento mostra a força do empresariado e as inúmeras possibilidades que nos cercam”, finalizou o presidente.

Na sequência, foi a vez de Leandro Ferrari Lobo, presidente do Conselho Estadual de Turismo, enaltecendo a importância desse setor da economia e seu papel fundamental na realidade atual do país. Na ocasião, Leandro Ferrari, mais conhecido como “Mané Ferrari”, reiterou sua intensão para com o setor: “Trabalho para retomar o turismo o mais rápido possível. E o Encatho tem um papel muito importante nesta retomada, evidenciando as ações e a força do trade em prol do desenvolvimento do turismo. É um grande prazer estar aqui novamente em mais uma abertura do Encatho”.

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares lembrou que o Encatho & Exprotel é uma referência nacional. “É um momento de profundas transformações em nosso país, onde a indústria da hotelaria e turismo conseguiu retomar os patamares de 2019, uma vez que o período da pandemia foi devastador para a hotelaria nacional, quando observamos cerca de 80% dos estabelecimentos fechados”.

Manoel Linhares lembrou que nas grandes crises nascem grandes possibilidades, e por ocasião desta crise, o brasileiro passou a dar mais valor ao Brasil e gastar menos fora.  O brasileiro percebeu que o Brasil não fica devendo nada ao mundo em belezas naturais e opções para o turismo.

Por fim, ele ressaltou a importância e a longevidade do Encatho, que ao longo de mais de três décadas demonstra a importância da união das entidades de classe para fomentar o setor. “Pra mim é uma honra estar novamente em uma edição do maior encontro de hoteleiros do Sul do país”, enfatizou.

Quem ocupou a palavra na sequência foi o Superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca Filho, representando o Prefeito Municipal de Florianópolis, Topázio Neto. Ele falou sobre a importância da indústria de hospitalidade e seu papel na economia local. Lembrou que Florianópolis é a segunda cidade que mais recebe turistas brasileiros e a segunda também que mais recebe eventos internacionais, com visitantes de mais de 150 países, além de ser uma das cidades que mais emprega. 

Encerrando os discursos da noite, Henrique Matos Maciel, presidente da Santur, no ato representando o Governador do Estado, Carlos Moises, apontou que o setor do turismo de  SC é  formado por pessoas guerreiras. “2022 é o ano da retomada. O estado de Santa Catarina mostra seu poder de recuperação saindo da crise da pandemia muito mais forte do que entrou. Bravura e força do trade catarinense é louvável”. 

Ele acredita na capacidade transformadora do turismo, tanto no segmento de turismo de lazer quanto o de negócios. “Tenho certeza que o Turismo pode fazer muito mais por Santa Catarina, que é o estado mais completo do Brasil”, finalizou.

Homenageados ilustres
Como nos anos anteriores, a ABIH-SC presta uma homenagem àquelas pessoas que tiveram um papel de destaque no setor e que, de alguma forma, tiveram comprovada relevância para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria através de reconhecimento público e comprovado engajamento com as ações da ABIH-SC.

Nesta 33ª edição do Encatho & Exprotel, o prêmio Maria Helena Petry Makowiecky, foi entregue justamente àquela que empresta seu nome ao prêmio: a Sra. Maria Helena Petry Makowiecky, a querida Leninha, que teve importante papel no desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina.

Já na categoria personalidade masculina o Sr. Rogério Silveira foi contemplado com o prêmio João Eduardo Amaral Moritz, por seu incansável trabalho à frente do Hotel-fazenda Boqueirão, que se tornou um ícone do turismo rural brasileiro, destacando-se pela hospitalidade, gastronomia e atividades de lazer. 

Na sequência, a ABIH-SC prestou ainda três homenagens na forma de menção honrosa. A primeira delas é a homenagem póstuma ao saudoso hoteleiro Sr. Estanislau Bresolin, ex-presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado de Santa Catarina. O prêmio foi recebido por sua filha, Sra. Flávia Dell Antônio.

Outra homenagem foi para o hoteleiro Ranieri Moacir Bertoli, que conduz de forma inspiradora o hotel 7 Ilhas, em Jurerê, também sempre muito bem representando a hotelaria catarinense e apoiando o desenvolvimento do turismo no estado.

Antes da última homenagem da ABIH-SC, foi a vez de dois personagens muito importantes do cenário da hospitalidade catarinense receberem uma homenagem da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, pelo trabalho à frente da entidade. O presidente da ABRAJET Nacional, Evandro Novak, entregou o troféu comemorativo 65 anos da ABRAJET ao Diretor-presidente e o Presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Rui Schürmann e Osmar Vailatti.  

Finalizando a série de homenagens, a ABIH-SC sempre reconhece o apoio e participação ativa de um fornecedor do segmento de hotelaria. Em 2022, Julio Consentino, Diretor Executivo e sócio da RENTV recebe a honraria como forma de agradecer a todos os fornecedores da cadeia produtiva do turismo que participam dos eventos e ações, organizados pela ABIH-SC.


Exprotel fomenta negócios
Após a cerimônia de abertura, os convidados seguiram para a abertura oficial da 31ª Feira de Produtos e Serviços para o Turismo e Hotelaria – EXPROTEL. Ao longo dos próximos dias, é neste espaço que serão apresentadas as novas tendências em arquitetura e decoração, alimentação, higiene e limpeza, tecnologia e gestão, entre outros.  Em cada espaço, os visitantes encontram soluções e esclarecem todas as dúvidas sobre ferramentas e serviços para os mais diferentes setores de um empreendimento, desde a gestão, até a operação. 

Por fim, um coquetel e um momento de confraternização, fecharam com chave de ouro o primeiro dia deste grande evento que, retoma as atividades nesta quarta-feira (27/07), a partir das 9h, com diversas palestras e painéis, que trarão muita informação e atualização em diferentes áreas de negócio. 

“Este é o primeiro de três dias repletos de muito conhecimento e negócios. Buscamos reunir neste evento informação e conhecimento para suprir o hoteleiro em suas necessidades. Necessidades estas que mudaram muito, que após a pandemia estão muito mais desafiadoras. Foi tendo isto em mente que a ABIH de Santa Catarina formatou o evento, para suprir as necessidades do hoteleiro. Esta é a nossa missão”, reforça Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC.

Confira a programação e faça sua inscrição no site: www.encatho.com.br

FONTE/CRÉDITOS: (Fonte: Vânia Monteiro e Cátia Bos)
Comentários:
Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Publicado por:

Henrique Harmonia (Interina: Josi Marcelino)

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )