Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Negócios

Veja o que o pequeno produtor pode fazer com crédito em Minas Gerais

A empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais acompanha todo o trabalho

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 205 acessos
Veja o que o pequeno produtor pode fazer com crédito em Minas Gerais
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O André Jean Teixeira Guimarães já fez de tudo um pouco: foi office boy, feirante, motorista. Depois se formou em Educação Física e foi personal trainer. Até que a convite do pai foi morar em Rio Piracicaba, região Central de Minas Gerais e lá viu uma oportunidade de empreender na roça, na propriedade da madrasta. “A propriedade era arrendada e não estava produzindo. Então cheguei e comecei a trabalhar com gado de leite, fiquei dois anos nessa atividade. Mas a propriedade é muito rica em água e tinha viveiros desativados. Comecei a procurar informações técnicas sobre a piscicultura e reativei três viveiros. Consegui, de forma experimental, uma boa produção. A partir daí fui buscar mercado para meu peixe”, recorda.

“Toda atividade rural é bem braçal, mas também intelectual. Eu comecei com o básico, mas aos poucos fui agregando a tecnologia, como os aeradores que fazem incorporação de oxigênio na água, implementei técnicas de manejo com o peixe e qualidade de água, uso de probióticos, tudo isso faz com que consiga trabalhar com uma densidade de animais por viveiro bem maior que no início”, comenta.

Em função desses investimentos em técnica e tecnologia, a produção do André saltou de seis toneladas ao ano, em 2018, quando começou, para 70 toneladas atualmente, com a perspectiva de mais que dobrar esse volume nos próximos anos.

 

Leia Também:

Para agregar valor, o André partiu para instalação de uma pequena agroindústria, onde processa o filé de peixe, que sai congelado, pronto para o consumo. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) acompanha todo esse trabalho. A técnica de Bem-estar Social da empresa pública, Ana Maria da Silva, explica que atua orientando desde a escolha do local para instalação, passando pela construção adequada do empreendimento, conforme a legislação, até no fornecimento de cursos de formação, para que o André pudesse ser o responsável técnico pela agroindústria.

A Emater-MG também auxilia o piscicultor na elaboração de projetos para acesso ao crédito rural. “O pequeno frigorífico ele conseguiu com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, e já estamos pleiteando no Plano Safra atual recursos para aquisição de painéis de geração de energia fotovoltaica, porque a atividade gasta muita energia. E com as condições do Pronaf conseguimos diluir bem o custo da implantação. Outra melhoria que ele fará, com crédito rural, vai ser a aquisição de uma câmara fria, para melhorar a capacidade de estocagem. Nós apoiamos com a elaboração dos projetos, a emissão da CAF, Cadastro Nacional da Agricultura Família. Tudo isso é papel da Emater-MG dentro da propriedade dele”, explica o engenheiro agrônomo da empresa, Gustavo Caldeira.

 
A Emater leva atendimento técnico especializado e transferência de tecnologia ao produtor rural e suas organizações em diferentes áreas de atividades agropecuárias, além das áreas de gestão da propriedade, meio ambiente, associativismo, cooperativismo, dentre outros.
 

Cerca de 80% de tudo que o André produz vai para merenda escolar de escolas públicas da região. A inserção do André no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) também foi articulada pela Emater-MG. A nutricionista da prefeitura de Rio Piracicaba, Fernanda Bueno Ribeiro, explica que o peixe enriquece a alimentação dos alunos e por ser produzido na região chega sempre fresco e com alta qualidade para o prato das crianças.

 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )