Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Juiz de Fora é pioneira na implantação de políticas públicas para população em situação de rua

Município se destaca pela garantia de dignidade e direitos aos mais vulneráveis

Redação
Por Redação
/ 301 acessos
Juiz de Fora é pioneira na implantação de políticas públicas para população em situação de rua
Imprensa PJF / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Juiz de Fora é reconhecida como pioneira na implantação de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua. No último dia 25 de julho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que municípios, estados e a União devem fornecer segurança social e dos bens à população em situação de rua, além de apresentar um plano de ação para a efetiva implementação da Política Nacional para a População de Rua. Nesse contexto, a Prefeitura de Juiz de Fora vem se destacando por suas iniciativas inovadoras e abrangentes.

Confira algumas das medidas adotadas pela Prefeitura de Juiz de Fora em consonância com as determinações do STF:

Proibição do recolhimento forçado e remoção compulsória:

Através do Programa Boniteza e do Serviço de Abordagem Social da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura realiza abordagens respeitosas e busca construir vínculos com a população em situação de rua, proibindo o recolhimento forçado de bens e pertences.

Leia Também:

Censo e Diagnóstico:

A Prefeitura realizou o Censo e Diagnóstico da População Adulta em Situação de Rua, fornecendo dados para um diagnóstico mais preciso da realidade local.

Inclusão Produtiva e Benefícios:

A cidade está em processo de criação de um programa de Inclusão Produtiva, com incentivos à contratação de pessoas em situação de rua e acesso a programas como o Auxílio Moradia.

Infraestrutura básica:

Foram disponibilizados banheiros públicos e químicos em diversos pontos da cidade. Além disso, a inauguração do Aquabox – Alma Lavada, na Rua Ângelo Falci, proporciona acesso ao banho de forma digna.

Vagas em hotéis e segurança nos abrigos:

A Prefeitura disponibiliza vagas em um hotel no Centro da cidade para atender emergencialmente à população em situação de rua. Também garante segurança pessoal e dos bens nas unidades da rede socioassistencial.

Incentivo à educação e profissionalização:

A Prefeitura tem buscado inserir pessoas em situação de rua em programas de educação e profissionalização, incluindo o cadastramento no Programa Bolsa Família.

Prevenção de impactos climáticos:

A cidade conta com um Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, visando alertar e prevenir impactos durante ondas de frio.

Regularização de documentação:

Mutirões e ações cotidianas são promovidos pelo Centro POP para regularizar documentação e inserir as pessoas em cadastros governamentais.

As ações adotadas pela Prefeitura de Juiz de Fora são um exemplo do compromisso com a garantia de dignidade humana, construção de vínculos e direitos para a população em situação de rua. O município se destaca por suas iniciativas que podem servir de inspiração para outras localidades enfrentarem esse desafio social.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )