google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
rcwtv
rcwtv

Brasil/Mundo

Uganda aprova lei que prevê pena de morte para pessoas LGBTQIAP+

Projeto de lei pune, em até dez anos de prisão, pessoas que mantiverem relações homoafetivas ou que se identificarem como LGBTQIAP+.

GERALDO GOMES
Por GERALDO GOMES
Uganda aprova lei que prevê pena de morte para pessoas LGBTQIAP+
Rebecca Vassie/AP
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O parlamento em Uganda aprovou na noite desta terça-feira (21), um projeto de lei que pune, em até dez anos de prisão,  pessoas que tiverem relações homossexuais ou que se identificarem como LGBTQIAP+. Com quase unanimidade, quase todos os 389 membros presentes na sessão foram favoráveis à proposta. Porém, algumas vozes divergentes se levantaram, como o deputado do Movimento de Resistência Nacional (NRM, na sigla em inglês), Fox Odoi.

Segundo o partido, a proposta fere o direito de expressão e liberdade individual das pessoas. "O projeto de lei contém disposições que são inconstitucionais, reverte os ganhos obtidos na luta contra a violência baseada no gênero e criminaliza os indivíduos em vez dos comportamentos que violam as disposições legais", frisou.

 

Leia Também:

Parlamento de Uganda, durante a sessão do projeto de lei 
Foto: Abubaker Lubowa/ Reuters

 

Além disso, a proposta também pune com penas de até 5 anos de prisão pessoas que "promoverem" a homossexualidade, ou que, de alguma forma, "conspirarem" a favor.

A medida é mais uma das séries de projetos anti LGBTQIAP+ em alguns países africanos. Segundo informações do grupo de Minorias Sexuais de Uganda (SMUG), ainda em fevereiro, aproximadamente 110 pessoas foram presas ou relataram casos violência sexual, expulsão de casa ou nudez pública. 

Outros países onde ser LGBTQIAP+ é crime

De acordo com a  Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo (ILGA), 69 países criminalizam a existência de pessoas LGBTQIAP+. Em alguns deles, como Arábia Saudita e Irã no Oriente Médio aplicam pena de morte.  

No início desta semana, aqui no Brasil, uma matéria do jornal Folha de São Paulo revelou que, desde o início do ano, ao menos 69 projetos de lei antitrans foram apresentados nas esferas federal, estadual ou municipal.

Ativistas de vários países, juntamente com a ONU, repudiaram a decisão e têm trabalhado constantemente para reverter essa situação. 

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:

https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw 

#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

GERALDO GOMES

Publicado por:

GERALDO GOMES

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV,...

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano