Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 17 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Cultura e Entretenimento

Teatro Paschoal Carlos Magno recebe expedição “200 Anos - Os Caminhos da Independência do Brasil"

Ao todo, 24 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro serão visitadas

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
/ 212 acessos
Teatro Paschoal Carlos Magno recebe expedição “200 Anos - Os Caminhos da Independência do Brasil
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 10h, o Teatro Paschoal Carlos Magno recebe a expedição “200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil”, evento coordenado pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil em celebração aos 200 anos da Independência, que ocorreu no ano passado. A expedição luso-brasileira está recriando a rota histórica do príncipe regente Dom Pedro I que, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822. 
 

Ao todo, 24 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro serão visitadas. A equipe de nove pessoas, representando Brasil e Portugal, realizará uma performance teatral  no Teatro Paschoal Carlos Magno. Esta apresentação será voltada para crianças do ensino fundamental, explicando o contexto da expedição. Na oportunidade, serão distribuídos livros didáticos para os estudantes presentes e também para a Biblioteca Municipal Murilo Mendes .
 

A comitiva  "200 Anos - Os Caminhos da Independência do Brasil"  partiu, nesta terça-feira, 29, do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O grupo visitará outras cidades mineiras como Ouro Preto, São João Del-Rei, Tiradentes e Barbacena e a Fazenda São Mateus em Juiz de Fora, antes de seguir para o Rio. Em terras fluminenses, serão visitadas a capital, Rio de Janeiro e Petrópolis, além das localidades históricas de Sebollas e Fazenda Imperial de Santa Cruz.
 

Leia Também:

No estado de São Paulo, o roteiro começa em São José do Barreiro, com visita à Fazenda Pau d’ Alho, que hospedou Pedro I, passando por Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista e Lorena. Em seguida, a comitiva se desloca por Guaratinguetá, Aparecida, Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí e Mogi das Cruzes, até chegar a Santos, já no litoral. O final da expedição ocorrerá no dia 7 de setembro, no Museu do Ipiranga, na capital paulista. Durante todo o percurso serão realizados registros audiovisuais para compor um acervo histórico.
 

A ação da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, idealizadora do projeto Heróis Portugueses do Brasil, já realizou duas incursões pela Amazônia, relembrando outras personalidades lusitanas que se destacaram na história do Brasil, além de Dom Pedro I.
 

Segundo o coordenador do projeto, Vittorio Lanari, “o plano foi concebido entre 2013 e 2014, com a ideia de resgatar nomes de cidadãos portugueses que foram importantes para a concepção do Estado brasileiro. O primeiro homenageado foi Pedro Teixeira, responsável por ampliar as divisas da Amazônia brasileira para além do Tratado de Tordesilhas. Seguiu-se o capitão-mor português Martim Soares Moreno, que ajudou a expulsar os franceses e holandeses do Nordeste do país e foi fundador do estado do Ceará. O terceiro é Dom Pedro I, responsável pela Independência do Brasil, que nós estamos comemorando com um ano de atraso”, afirmou Lanari.
 

A expedição 200 anos - Os caminhos da Independência do Brasil vai refazer os passos de Dom Pedro, não só em agosto e setembro, quando ele foi do Rio de Janeiro para São Paulo. “Começamos por Ouro Preto porque, entre março e abril de 1822, Dom Pedro I fez a primeira viagem para o interior do Brasil, a fim de conter uma possível rebelião separatista que podia ocorrer na província de Ouro Preto. Esse foi o primeiro passo”, disse o coordenador.
 

O Teatro Paschoal Carlos Magno: Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja de São Sebastião, no Centro.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

 

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )