Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 15 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Cultura e Entretenimento

Simpósio “Conversas de Cozinha” abordará a história, as vertentes e as potencialidades da nova cozinha mineira

Programação integra o Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea - Caipiblue e acontecerá nos dias 1º e 2/9, no Palácio da Liberdade

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
/ 250 acessos
Simpósio “Conversas de Cozinha” abordará a história, as vertentes e as potencialidades da nova cozinha mineira
John Brandão/Acervo SECULT
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A nova cozinha mineira será o tema central do simpósio “Conversas de Cozinha”, que acontecerá nos dias 1º e 2/9, no Palácio da Liberdade, como parte da programação do Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado. Serão cinco encontros abertos ao público que vão discutir a atualidade e o percurso de um movimento local que se ancora na tradição, nos ingredientes mineiros, mas em diálogo com a gastronomia francesa. Tal combinação se reflete numa cozinha original e contemporânea, ancorada no reconhecimento da identidade mineira e motivada pela busca da inovação.
 
“Passado e futuro se juntam na Nova Cozinha Mineira, gerando uma rede de mestras e mestres da cozinha, chefs nas nossas escolas de gastronomia. Chefs que se espalham pelo território, pelas cidades e distritos, fazendas, restaurantes e botecos, agregando valor à nossa agricultura familiar com um intenso processo de pesquisa pessoal. Coletivo de mãos que recriam nossa cozinha pela criatividade peculiar do sistema contemporâneo”, pontua o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
 
As inscrições são gratuitas, via formulário que está disponível no site da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Entre os dias 1º e 2 de setembro serão abordados diversos aspectos em torno da temática principal, desde a salvaguarda dos saberes em torno da cozinha mineira, incluindo os modos de fazer o queijo minas artesanal - atual candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco, às vertentes tradicionais e contemporâneas. As perspectivas de fomento e promoção, além das relações com o turismo de experiência são outros aspectos relevantes. Haverá também o lançamento da primeira pós-graduação em cozinha mineira contemporânea, que será oferecida pela Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte.
O curador Roger Vieira explica que a programação foi pensada a partir de dois principais eixos: “No primeiro dia, vamos trabalhar os conceitos e as ideias que foram construídas acerca do tema cozinha mineira. Às vezes, o termo é utilizado de maneira errônea como sinônimo de gastronomia ou culinária mineira. E o segundo dia reunirá as perspectivas de negócios para esse universo da cozinha mineira, trazendo algumas instituições que atuam diretamente com o tema, como o Sebrae, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o Centro de Referência do Queijo Artesanal e alguns representantes do governo de Curaçao, que compartilharão conosco suas experiências relacionadas ao patrimônio e à gastronomia”, detalha Vieira.
 
Abertura
 
O primeiro bate-papo, previsto para começar às 14h, no dia 1º de setembro, abordará a Patrimonialização da Cozinha Mineira, tendo em vista as iniciativas que culminaram no título de patrimônio cultural imaterial do estado conferido à cozinha mineira, em julho deste ano, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).  
 
Participarão deste encontro: os professores Maria Coeli Simões Pires (UFMG), José Newton Coelho Meneses (UFMG), a diretora de Proteção e Memória do Iepha-MG, Débora Raiza Carolina Rocha Silva, e a pesquisadora Luciana Amaral Praxedes do Instituto Periférico, que atuou como parceiro na confecção do dossiê sobre a cozinha mineira organizado pelo Iepha-MG. A mediação será do historiador e curador Roger Vieira.
 
Na sequência, serão discutidos os temas: Cozinha Mineira Contemporânea: Atualizando as origens, a partir das 16h, e Cozinha Mineira: do Clássico ao Contemporâneo, a partir das 18h. Na primeira parte estão confirmados os chefs Felipe Rameh de Paula - que assina a curadoria da parte gastronômica do festival -, Caio Soter e Taina Moura. Esse bate-papo também será mediado por Roger Vieira.
 
Já no segundo momento, voltado às vertentes da cozinha mineira, do clássico ao contemporâneo, serão recebidos os professores Carolina Figueira da Costa (Senac), Sinval Espírito Santo (UNA-Liberdade), Larissa Fernandes (Estácio de Sá), Eduardo Roberto Batista (Faculdade Arnaldo) e Jackson Cruz Cabral (Promove). A mediação será de Edson Puiati, que é diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac.
 
Segundo dia do simpósio
 
No dia 2 de setembro, parte do enfoque será voltado para as ações de difusão da cultura alimentar mineira no país e no exterior, tendo em vista seu papel como indutor de  desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda. Participarão do debate Perspectivas para Promoção e Fomento da Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea, a partir das 9h, a gerente Unidade Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae-MG, Márcia Valéria Cota Machado; o presidente da Abrasel, Rummenigge Zanola; o presidente da Belotur, Gilberto Castro; e a Diretora do Centro de Referência do Queijo Artesanal e Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias, Sarah Rocha.
 
Os diálogos entre turismo de experiência e cozinha mineira contemporânea encerram o segundo dia do simpósio. Para esta mesa estão confirmados: a diretora de Relações Exteriores do Ministério do Desenvolvimento Econômico, Vanessa Toré; o diretor-adjunto do escritório de Turismo de Curaçao, Hugo Clarinda; o gerente regional para a América Latina do Escritório de Turismo de Curaçao, Andre Rojer; e a representante do governo de Curaçao, Janaina de Araújo. A mediação será da secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa.
 
O curador Roger Vieira acrescenta que o objetivo é difundir conhecimento e experiências não só entre especialistas, mas com o público em geral. “As pessoas muitas vezes vão para o festival para ter um momento de usufruir da cozinha mineira, e neste simpósio o público também terá a oportunidade de entender um pouco mais tanto sobre o nosso patrimônio cultural quanto sobre a própria cozinha mineira que foi construída ao longo de séculos e está sendo cada vez mais valorizada seja no mercado nacional seja no mercado internacional”.
 
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ressalta a importância deste momento para lançar luz para a vitalidade da nova cozinha mineira. “Trata-se de uma cozinha mais controlada, uma maior atenção à temporalidade, às cozinhas regionais como fonte de inspiração. Uma vez que a cozinha mineira tradicional está agora protegida, nós queremos dar ainda mais visibilidade para essa nova cozinha mineira e para as diversas possibilidades de diálogo e combinações que esse segmento permite, como poderemos apreciar, a partir desse intercâmbio com Curaçao, e o drink Caipiblue, ao combinar a cachaça mineira e o licor de laranja da ilha caribenha, é exemplo”, pontua Oliveira.
 
Confira a programação completa do Simpósio:
 
1º de setembro (sexta-feira)
 
14h-16h: “Patrimonialização da Cozinha Mineira”
Mediação: Roger Vieira - Historiador
Debatedores:
Maria Coeli Simões Pires - Professora (UFMG)
José Newton Coelho Meneses - Professor (UFMG)
Débora Raiza Carolina Rocha Silva - Diretora (Iepha-MG)
Luciana Amaral Praxedes - Pesquisadora (Instituto Periférico)
 
16h-18h: “Cozinha Mineira Contemporânea: Atualizando as origens”
Mediação: Roger Vieira - Historiador
Debatedores:
Felipe Rameh de Paula - Chef
Caio Soter - Chef
Taina Moura - Chef
 
18h-20h: “Cozinha Mineira: do Clássico ao Contemporâneo”
Mediação: Edson Puiati - Diretor de Hospitalidade e Gastronomia do Senac
Debatedores:
Carolina Figueira da Costa - Professora (Senac)
Sinval Espírito Santo - Professor (UNA-Liberdade)
Larissa Fernandes - Professora (Estácio de Sá)
Eduardo Roberto Batista - Professor (Faculdade Arnaldo)
Jackson Cruz Cabral - Professor (Promove)
 
2 de setembro (sábado)
 
09h-11h: “Perspectivas para Promoção e Fomento da Cozinha Mineira Clássica e Contemporânea”
Mediação: Carla Madeira - Lápis Raro
Debatedores:
Márcia Valéria Cota Machado - Gerente Unidade Indústria, Comércio e Serviços (Sebrae-MG)
Rummenigge Zanola - Presidente (Abrasel)
Gilberto Castro - Presidente (Belotur)
Sarah Rocha - Diretora (Centro de Referência do Queijo Artesanal e Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias)
 
11h-13h: “Conversas sobre Turismo de Experiência da Cozinha Mineira Contemporânea”
Mediação: Milena Pedrosa - Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo (Secult-MG)
Debatedores:
Vanessa Toré - Diretora Rel. Exteriores (Ministério do Desenvolvimento Econômico)
Hugo Clarinda - Diretor-Adjunto (Escritório de Turismo de Curaçao)
Andre Rojer - Gerente Regional para a América Latina (Escritório de Turismo de Curaçao)
Janaina de Araujo - Curaçao Tourist Board
 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

Leia Também:

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: SECULT
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )