Na tarde da última terça-feira, 30, a equipe da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) e executado pela Amac, realizou uma ação socioeducativa na Praça Teotônio Vilela, no bairro Vitorino Braga. Durante o evento, educadores sociais e a equipe técnica do serviço forneceram orientações a pessoas em situação de rua sobre temas relacionados à dependência química e promoção da saúde.
O encontro também teve como objetivo apresentar a rede socioassistencial e outras políticas públicas relacionadas à saúde, visando tratamento e encaminhamentos adequados. Ao todo, 31 pessoas foram atendidas na tenda instalada no espaço público, que também disponibilizou água e pequenos lanches.
O Serviço Especializado de Abordagem Social tem como função identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social ligados à condição de rua. A equipe realiza um trabalho social planejado, incluindo aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança. A atuação ocorre no sentido de oferecer suporte a essas pessoas, encaminhando-as para Casas de Passagem, para pernoites, e para o Centro POP, que oferece atividades durante o dia, como convívio grupal, social, alimentação, higiene pessoal e atendimentos técnicos visando à superação da condição de rua.
O serviço está em operação todos os dias da semana, das 7h às 00h, e pode ser contatado pelos telefones 3692-8233 e 99807-0719.
Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!