Através da Campanha mais Mulher mais Democracia, a Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur) realizou um mapeamento de mulheres que dão nomes a logradouros ou espaços públicos e agora está à procura de conhecer quem são as mulheres que realizam ações de caráter coletivo sobre o território. Você conhece alguma que teve ou tem um papel significativo para comunidade? Acesse o link e compartilhe conosco.
O mapa, com a breve biografia dessas mulheres, que dão nomes a ruas, praças, galerias e escolas de Juiz de Fora, é o resultado de um trabalho de pesquisa, que proporcionou confrontar o planejamento urbano com a estrutural invisibilidade feminina em nosso universo de ação.
O olhar voltado para o feminino para as regiões de planejamento do município buscou dar destaque para Mulheres que, de alguma forma, contribuíram para avanços na qualidade de vida e cidadania em Juiz de Fora. Dentre os nomes mapeados estão Áurea Gregorina Bicalho, Eny Raymundo Moreira, Celina Henriqueta Bracher, Constança Vidal Barbosa Lage Valadares, Kátia Falconi, Maria Euzébia Delfino e Cirene Izidorio Candanda.
Simbolicamente, esta pesquisa está em movimento ao longo de todo o mês de março como uma ação contínua deste mapeamento que se alicerça, também, em reconhecer as Mulheres do século XXI, que existem no dia a dia da cidade e fazem parte do desenvolvimento do território. Busca-se conhecer quem são mulheres com histórias essenciais que, nem de longe, são retratadas em arquivos e memórias. As mulheres da casa, da rua, do espaço virtual e de todos os lugares que a pesquisa teórica não alcança, pois não estão retratadas à altura de suas contribuições como cidadãs, líderes e trabalhadoras.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw
#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias