Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 04 de Marco de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Sentido e Sentindo faz avaliação de trabalho desenvolvido com a Guarda em 2022

Desde 2019, o programa Sentindo e Sentido impulsiona o processo reflexivo com a Guarda

Redação
Por Redação
Sentido e Sentindo faz avaliação de trabalho desenvolvido com a Guarda em 2022
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira, 8, profissionais de psicologia do programa “Sentido e Sentindo” apresentaram ao comando da Guarda Municipal e à equipe de supervisores da corporação avaliação sobre o trabalho desenvolvido durante todo o ano de 2022 com seus integrantes. Os encontros mensais totalizaram dez edições em que o foco foi a abordagem da inteligência emocional para servidores que atuam na segurança pública. Para 2023, a atividade deve passar por remodelagem, atendendo a aspectos apontados pelos próprios participantes.

As atividades, coordenadas pelo Departamento de Ambiência Organizacional (Damor), da Secretaria de Recursos Humanos (SRH), trouxeram para o centro das discussões questões como conflito, assertividade e comunicação, motivação, saúde mental, saúde integral, estresse, pilares da medicina do estilo de vida, prática de atividades físicas e higiene do sono. O objetivo é contribuir com a adoção de práticas preventivas contra o estresse profissional, bem como atuar no processo de autoconhecimento para uma vida pessoal e funcional mais equilibrada.

Embora não seja uma terapia em grupo, o trabalho acaba tendo um sentido terapêutico à medida que estimula as pessoas a pensarem e verbalizarem sobre si. De acordo com a supervisora de Acompanhamento Psicossocial do Servidor, Cassiana Prado Coutinho, os encontros foram bastante produtivos. “Até no silêncio, todos trouxeram muito. O que vimos foi um trabalho muito rico, inclusive para a nossa equipe. O que cada um aproveitou é muito particular”, ponderou a respeito do modo mais contido de alguns e dos diferentes pontos de vista que os guardas tiveram sobre o programa. 

Desde 2019, o programa Sentindo e Sentido impulsiona o processo reflexivo com a Guarda, sob a perspectiva de despertar o autoconhecimento, o autocontrole, a empatia e a motivação por meio do conceito de inteligência emocional. A proposta é o contraponto, que trabalha aspectos internos, numa afirmação do propósito cidadão da segurança municipal. Apesar do peso do uniforme, o agente da Guarda Municipal está nas ruas para servir e agir com base na relação de respeito, ponderação e visão colaborativa.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )