Na manhã desta segunda-feira, 18, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou uma capacitação dos servidores da Casa dos Conselhos. A ação tem como objetivo atualizar os conhecimentos destes profissionais de forma contínua, abordando temas relativos aos Direitos Humanos. O encontro foi o primeiro módulo de uma série de reuniões presenciais semanais, que terão como foco o debate de políticas públicas para a população em situação de rua, pessoas LGBTQIA+, mulheres, crianças e adolescentes, entre outros grupos.
Nesta primeira capacitação, foram debatidas questões como igualdade racial e diversidade religiosa. A gerente do Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH) da SEDH, Flávia Beghini, destacou a importância de debater tópicos como cotas raciais e intolerância religiosa. “São pautas que conseguem dialogar porque a questão racial está muito viva nos dois temas, tendo o racismo como um ponto em comum”.
A Casa dos Conselhos desempenha um papel essencial na criação de políticas públicas, como destacou Valéria Martins, coordenadora do órgão. “É uma oportunidade que temos de refletir sobre esses temas, que geralmente não fazemos no dia a dia. Assim, damos nossa contribuição para aprimorar e difundir esses direitos. Nosso papel é também ser mediador nesse importante diálogo entre sociedade civil e poder público”.
