Aguarde, carregando...

Sábado, 20 de Junho 2026
Carregando jogos...
Minas Gerais

Santa Casa de Belo Horizonte inaugura mamógrafo digital para diagnóstico precoce do câncer de mama

Equipamento integra política estadual de modernização tecnológica e amplia capacidade de atendimento no SUS

Júlia Valgas
Por Júlia Valgas
Santa Casa de Belo Horizonte inaugura mamógrafo digital para diagnóstico precoce do câncer de mama
Divulgação
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte passou a contar, desde o dia 7 de agosto, com um mamógrafo digital de última geração, adquirido com recursos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A iniciativa faz parte da política estadual de renovação do parque tecnológico, que visa substituir aparelhos antigos e ampliar a capacidade de atendimento, especialmente na detecção precoce do câncer de mama.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou que o equipamento está alinhado aos programas Cuidar na Hora Certa e Valora Minas. Segundo ele, o objetivo é garantir exames mais ágeis e eficazes, revertendo a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS), que ainda identifica a maioria dos casos de câncer de mama em estágio avançado. “Queremos alcançar dois terços dos diagnósticos em fase inicial, como já ocorre na saúde suplementar”, afirmou.

Roberto Otto Augusto de Lima, provedor da Santa Casa BH, ressaltou a parceria entre o poder público e as instituições filantrópicas como fundamental para a iniciativa. “Esse mamógrafo é resultado de diálogo, planejamento conjunto e da confiança que o Estado deposita na Santa Casa. A política Valora Minas tem fortalecido o financiamento e permitido avanços concretos no acesso à saúde”, afirmou.

Publicidade

Leia Também:

Com o novo mamógrafo digital, os exames terão imagens mais nítidas, maior precisão e maior rapidez na realização. Vitória Bispo, gerente dos Serviços Diagnósticos e Tratamentos do Grupo Santa Casa BH, destacou que a capacidade de realização de mamografias já aumentou 25%, podendo chegar a até 1,6 mil exames por mês, contra 550 realizados anteriormente com o equipamento analógico.

A Santa Casa BH está entre as 62 instituições beneficiadas pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.285, de julho de 2023, que destinou R$ 77 milhões para aquisição de mamógrafos em 45 municípios mineiros. Atualmente, Minas Gerais possui 437 mamógrafos em uso no SUS, com uma produtividade média de 6,7 mil exames por equipamento ao ano.

A expectativa com a inauguração é ampliar o acesso das mulheres mineiras à mamografia de qualidade, promovendo diagnósticos mais rápidos e precisos, e fortalecendo a prevenção e o cuidado integral na saúde da mulher.

Baccheretti também explicou que, ao assumir a Secretaria de Saúde, constatou que muitos exames apresentavam baixa qualidade, o que comprometia o diagnóstico e gerava falsos negativos ou positivos, provocando biópsias desnecessárias ou ausência de encaminhamentos adequados. “Decidimos, então, renovar todo o parque tecnológico de mamógrafos em Minas”, afirmou.

Oficina de Oncohematologia discute qualificação da atenção em Minas Gerais

No mesmo dia, a SES-MG realizou, no Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH, a Oficina de Assistência em Oncohematologia. O evento reuniu gestores regionais, profissionais de saúde e representantes da rede estadual para discutir desafios e estratégias de qualificação da assistência oncohematológica.

Durante a abertura, o secretário Fábio Baccheretti destacou a importância da iniciativa como espaço para ouvir as demandas da ponta e buscar soluções conjuntas para melhorar o acesso, a regulação e a qualidade do atendimento oncohematológico no estado.

Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Minas
Júlia Valgas

Publicado por:

Júlia Valgas

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor. Graduanda em Jornalismo apaixonada por contar as...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR