A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), em parceria com a Gerência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, realizou nesta sexta-feira, 2, uma reunião com sindicatos para apresentação do projeto “Achei JF”. Estiveram presentes representantes de 20 entidades, que conheceram a ferramenta lançada pela Prefeitura de Juiz de Fora para aproximar prestadores de serviços autônomos, Microempreendedores Individuais e coletivos de pessoas que querem contratar.
Durante a apresentação, o secretário Ignácio Delgado divulgou o balanço do projeto em duas semanas de funcionamento: a ferramenta já possui quase dois mil cadastros, entre prestadores de serviços e contratantes.
“É importante o poder público olhar para o mercado informal de trabalho, ou seja, a relação de trabalho. Não apenas focar na relação de emprego. Devemos fomentar esse setor e apoiar com projetos proveitosos como o Achei, que é uma brilhante iniciativa e canaliza essa energia”, destacou o gerente Regional do Trabalho de Juiz de Fora, Sérgio Nagasawa.
Ignacio explica que esta é a primeira de uma série de reuniões setoriais que serão realizadas para divulgação do Achei JF. “Trata-se de um projeto totalmente gratuito, que alcança uma importante parcela da população. Buscamos a construção de políticas públicas que possam contribuir para o incremento da renda desses trabalhadores.”
No Achei JF, os usuários podem solicitar orçamentos, entrar em contato com os prestadores de serviço, além de avaliar o trabalho dos profissionais. Já os prestadores podem se apresentar aos potenciais clientes, incluir fotos de serviços realizados, enviar orçamentos, criar cartão de visitas e fechar negócios.
Para utilizar o serviço, os contratantes devem baixar o aplicativo “Achei JF” nas lojas Android ou iOS. Já os profissionais devem baixar o app “Achei JF – Prestadores” e enviar os documentos solicitados: uma foto (ou selfie), comprovante de residência e identidade.