Belo Horizonte recebe as relíquias de Santa Terezinha após duas décadas, e a expectativa é que centenas de fiéis participem da missa pública em homenagem à santa nesta segunda-feira (17). O evento, que começa às 10h na Praça Sete, faz parte de uma série de celebrações organizadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte em torno da peregrinação das relíquias da freira carmelita.
A cerimônia contará com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade, além do 1º Batalhão e Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, da Associação dos Comerciantes do Hipercentro de Belo Horizonte, da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH) e do Mercado Central. Minas Gerais, um estado onde as expressões religiosas são parte da formação cultural e identidade do povo, se destaca como destino para o turismo de fé. Segundo o Observatório de Turismo de Minas Gerais, 36% dos turistas visitam o estado atraídos por lugares e festividades de valor histórico-cultural, incluindo eventos religiosos, movimentando cerca de R$ 5 bilhões na economia anualmente.
A missa será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Edmar José da Silva, e está prevista para durar até às 11h. O altar será posicionado na rua Rio de Janeiro, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua dos Tamoios.
Translado das Relíquias
As relíquias de Santa Terezinha serão levadas até a Praça Sete em um carro do Corpo de Bombeiros, saindo às 9h da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro do Carmo, e passando pela Avenida do Contorno até chegar à Praça da Liberdade. No Circuito Liberdade, o veículo reduzirá a velocidade diante do Palácio Arquiepiscopal na Avenida Cristóvão Colombo antes de seguir pelas avenidas João Pinheiro e Afonso Pena até a Praça Sete.
Peregrinação das Relíquias
O evento na Praça Sete faz parte de uma ampla programação que inclui a peregrinação das relíquias de Santa Terezinha em todos os Carmelos do Brasil, abrangendo mais de 70 cidades entre janeiro e outubro. Na capital mineira, a urna chega nesta quinta-feira (13) e permanece até 20 de junho, sob a guarda da Arquidiocese de Belo Horizonte. Um dos momentos mais solenes será a missa na Catedral Cristo Rei, no domingo (16), presidida pelo arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Programação Completa
13 de junho (quinta-feira):
- 9h: Chegada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, missa às 12h.
- 14h às 18h30: Convivium Emaús, missa às 17h.
- 19h30 às 21h30: Paróquia São Bento, missa às 19h30.
- 22h: Convento São João da Cruz, vigília interna.
14 de junho (sexta-feira):
- 8h às 11h: Capela Nossa Senhora do Carmo, missa às 9h.
- 12h às 19h: Carmelo Santa Teresa D’Avila, missa às 18h.
- 20h: Paróquia Santa Teresinha, missa às 20h e vigília.
15 de junho (sábado):
- 8h: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, veneração às relíquias durante todo o dia e noite.
- 9h: Missa com as crianças.
- 12h: Missa dos devotos; missa com as famílias.
- 17h: Encontro das Juventudes com missa e show da cantora Laura Salvador.
16 de junho (domingo):
- 9h às 12h: Catedral Cristo Rei, missa às 10h30.
- 13h30 às 17h: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, missa às 15h.
- 18h30: Paróquia Nossa Senhora do Carmo, missa às 19h e missa às 7h (segunda-feira).
17 de junho (segunda-feira):
- 7h: Paróquia Nossa Senhora do Carmo, missa às 7h.
- 10h às 11h: Praça Sete, ato solene e missa com chuva de rosas.
- 11h30 às 14h30: Hospital Madre Teresa, missa às 13h.
- 15h às 17h30: Hospital Orizonti, missa às 16h.
- 18h30 às 21h30: Paróquia Bom Jesus do Vale, missa às 19h30.
- 22h: Comunidade Santa Teresinha, Aglomerado da Serra.
18 de junho (terça-feira):
- 6h30 às 12h: Comunidade Menino Jesus, missa às 7h.
- 13h às 17h: Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha, missa às 15h.
- 17h30 às 19h30: PUC Minas – Campus Coração Eucarístico, missa às 17h30.
- 20h às 24h: Convento Santa Teresa, vigília.
19 de junho (quarta-feira):
- 6h30: Carmelo Nossa Senhora Aparecida, missa às 7h; veneração durante todo o dia; missa às 19h30.
20 de junho (quinta-feira):
- 7h: Carmelo Nossa Senhora Aparecida, missa e envio das relíquias para o Carmelo de Divinópolis.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.