Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 15 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Proteção do patrimônio histórico em Viçosa

Proprietários de Edifício Alcântara em Viçosa devem adotar medidas para proteger o patrimônio histórico

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 62 acessos
Proteção do patrimônio histórico em Viçosa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) conseguiu na Justiça uma liminar obrigando os proprietários de um casarão histórico de Viçosa a adotarem medidas para a sua preservação. Conhecido como Edifício Alcântara, o bem inventariado pelo município encontrava-se com avançado grau de deterioração, o que representa risco à cultura do município, à vida dos frequentadores da loja localizada no andar térreo e às pessoas que circulam na calçada. Relatório da Defesa Civil concluiu pela necessidade de intervenção imediata no local para conter a deterioração do imóvel, sendo preciso, entre outras coisas, reconstruir o piso de madeira, reformar o telhado e realizar a manutenção da fachada. 

Localizado na Rua Benedito Valadares, centro, o Edifício Alcântara remonta, segundo a apuração do MPMG, ao período de surgimento e desenvolvimento do município de Viçosa. Construído no contexto de expansão da linha ferroviária, século XIX, no desenvolvimento da cafeicultura, o que resultou na chegada de imigrantes de diversas nacionalidades, o imóvel foi erguido entre a Estação da Estrada de Ferro Leopoldina e a nova Matriz da Santa Rita, inaugurada na década de 1950. 

Conforme registrado na ficha de inventário, o Edifício Alcântara “compõe uma paisagem constituída de monumentos, de uma região muito significativa da cidade.  Em seu entorno, além da estação, encontra-se a balaustrada, a casa cora – mais acima, e a casa Arthur Bernardes, um conjunto memorial da cidade”. E de acordo com a ficha de inventário, há proposta do Poder Público em proceder ao tombamento do imóvel, e para tanto já foi elaborado o Dossiê de Tombamento do Edifício Alcântara, publicado em 15 de agosto deste ano.   

Leia Também:

Segundo o promotor de Justiça Felipe Valente Vasconcelos Sousa, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Viçosa, o imóvel, que recentemente foi inventariado pelo Município, está em péssimo estado de conservação, como atestado na Ficha de Inventário do bem, exigindo a adoção de medidas urgentes pelos proprietários do Edifício Alcântara e pelo ente público, de modo a impedir a ocorrência de dano irreparável e a garantir sua conservação. Pela decisão judicial, os proprietários têm 30 dias para contratar responsável pela elaboração de projeto de reforma, manutenção, conservação e medidas emergenciais para o imóvel. O projeto deve ficar pronto em 30 dias.  

Em seguida, são 90 dias de prazo para a execução do projeto. A elaboração e execução dele deve contar, segundo a liminar, com a participação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Viçosa (Compath), para assegurar que não ocorra eventual descaracterização do imóvel com as medidas emergenciais a serem executadas. Além disso, o município de Viçosa está obrigado a exercer a vigilância permanente ao Edifício Alcântara, evitando destruição, demolições e/ ou mutilações do imóvel. 

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )