A vereadora Cida Oliveira (PT) apresentou à Câmara Municipal de Juiz de Fora um projeto de lei para instituir o Dia e a Semana Municipal da Amamentação. A proposta, protocolada na última sexta-feira (14), prevê a realização do evento anualmente no dia 1º de agosto, dentro da campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno.
A iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até os dois anos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o projeto busca estimular a doação de leite materno para recém-nascidos internados em UTIs neonatais.
A OMS estima que o aleitamento materno pode salvar 1,3 milhão de crianças por ano, reforçando a importância de campanhas educativas. Para isso, a proposta inclui palestras, debates e ações de incentivo à doação para o banco de leite municipal. “Nosso objetivo é ampliar os índices de aleitamento e aumentar as doações, garantindo suporte para os bebês que mais precisam”, destaca Cida.
Atualmente, o projeto está em análise nas Comissões Técnicas da Câmara, aguardando parecer para seguir na tramitação.