A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), está promovendo o projeto "Memória Viva", com o objetivo de resgatar o passado da cidade por meio da coleta de histórias de vida e depoimentos de pessoas idosas residentes no município. A ação, marcada para a próxima terça-feira, 30, das 9h às 16h, acontecerá em um supermercado localizado na rua José Lourenço Kelmer, 710, no bairro São Pedro.
Maria Cristina Alves Pereira, assessora de Políticas Públicas para Idosos da SEDH, explica que a proposta visa valorizar a pessoa idosa, promovendo um envelhecimento ativo e restabelecendo sua relação com a sociedade. "A ideia é colher histórias de vida, depoimentos sobre fatos e acontecimentos na perspectiva dos olhares e vivências das pessoas idosas moradoras do município, que colaboraram com fragmentos de histórias não escritas", destaca Maria Cristina. O objetivo final é compilar as histórias em um e-book e criar uma memória viva digital acessível a todos.
A iniciativa da SEDH segue exemplos anteriores realizados em diferentes lugares e formatos, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às orientações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o envelhecimento. A proposta busca estimular iniciativas que integrem as pessoas idosas à sociedade e ao seu território em transformação.
Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!