O projeto Integra, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), está fazendo a diferença na vida de pessoas que deixaram o sistema prisional em Juiz de Fora. Com o objetivo de proporcionar reinserção social e novas perspectivas, o projeto oferece capacitação profissional para egressos e seus familiares. Graças a uma emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral, o custeio dos cursos foi viabilizado.
Até setembro, 120 pessoas terão a oportunidade de enriquecer seus currículos com diplomas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As vagas são exclusivas para esse grupo e abrangem cursos como corte de cabelo masculino, barbearia, serviços de garçom e garçonete, sustentabilidade socioambiental e customização de roupas.
Desde 2022, o projeto Integra tem promovido atividades socioculturais e profissionalizantes para a população privada de liberdade. No último ano, adolescentes do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora participaram de cursos de panificação e pizzaiolo. Recentemente, a primeira turma de técnicos em Manutenção de Sistemas Elétricos Prediais foi certificada dentro da Penitenciária I - José Edson Cavalieri (PJEC).
Essas ações refletem o compromisso da gestão municipal com a humanização, o respeito e o investimento em políticas de ressocialização. O Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania estabelece a meta 25, que visa reinserir os egressos do sistema prisional na sociedade de forma digna, combatendo estigmas e proporcionando novas oportunidades no mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. É inspirador ver como iniciativas como essa podem fazer a diferença na vida das pessoas e contribuir para um futuro mais inclusivo e justo.
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw