Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 16 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

Projeto Encaminhar capacita jovens de unidades socioeducativas de Minas para o mercado de trabalho

Parceria com empresa ambiental viabiliza cursos de pré-qualificação profissional

Redação
Por Redação
/ 304 acessos
Projeto Encaminhar capacita jovens de unidades socioeducativas de Minas para o mercado de trabalho
Sejusp / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em uma iniciativa pioneira, adolescentes de todas as 41 unidades socioeducativas do estado de Minas Gerais estão sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho. O projeto, chamado de "Encaminhar", oferece cursos de pré-qualificação profissional que visam ressignificar o futuro desses jovens, estimulando a criação de projetos de vida e a realização de sonhos.

O Projeto Encaminhar é resultado de uma parceria estratégica com a empresa IRV Ambiental, que possibilitou a criação de atividades diversificadas para demonstração de habilidades individuais, desenvolvimento do comprometimento e aprimoramento das competências interpessoais. As capacitações têm duração de 20 horas nas unidades provisórias e 40 horas nos Centros de Internação e Casas de Semiliberdades, com turmas reduzidas, compostas por no máximo dez adolescentes.

A Gerente de Profissionalização da Diretoria de Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Muriel Pessoa, destacou a relevância do projeto e a qualidade dos métodos adotados. Segundo ela, os cursos presenciais favorecem a técnica e a troca de experiências entre os jovens, contribuindo para uma melhor orientação profissional. Para muitos participantes, essa será a primeira oportunidade de realizar um curso e obter um certificado após a conclusão.

Leia Também:

Como participar do curso

Para fazer parte do projeto Encaminhar, os adolescentes precisam atender a três requisitos simples: ter mais de 14 anos, possuir habilidades de leitura e escrita e manifestar interesse em realizar o curso de pré-qualificação profissional. Com o projeto garantido até 2025 e possibilidade de extensão, os jovens têm uma oportunidade valiosa para adquirir conhecimentos e perspectivas para seu futuro.

Depoimento de um adolescente participante

As aulas já tiveram início no Centro Socioeducativo de Pirapora, e os resultados têm sido promissores. João Garcia*, de 17 anos, compartilhou sua experiência com o curso: "No curso, estou aprendendo coisas para a vida. Estou gostando muito. O professor pega coisas que a gente conhece e mostra como podemos usar para conseguir ganhar dinheiro honestamente".

  • Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: SECOM - Superintendência de Imprensa
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )