Em uma iniciativa pioneira, adolescentes de todas as 41 unidades socioeducativas do estado de Minas Gerais estão sendo preparados para ingressar no mercado de trabalho. O projeto, chamado de "Encaminhar", oferece cursos de pré-qualificação profissional que visam ressignificar o futuro desses jovens, estimulando a criação de projetos de vida e a realização de sonhos.
O Projeto Encaminhar é resultado de uma parceria estratégica com a empresa IRV Ambiental, que possibilitou a criação de atividades diversificadas para demonstração de habilidades individuais, desenvolvimento do comprometimento e aprimoramento das competências interpessoais. As capacitações têm duração de 20 horas nas unidades provisórias e 40 horas nos Centros de Internação e Casas de Semiliberdades, com turmas reduzidas, compostas por no máximo dez adolescentes.
A Gerente de Profissionalização da Diretoria de Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), Muriel Pessoa, destacou a relevância do projeto e a qualidade dos métodos adotados. Segundo ela, os cursos presenciais favorecem a técnica e a troca de experiências entre os jovens, contribuindo para uma melhor orientação profissional. Para muitos participantes, essa será a primeira oportunidade de realizar um curso e obter um certificado após a conclusão.
Como participar do curso
Para fazer parte do projeto Encaminhar, os adolescentes precisam atender a três requisitos simples: ter mais de 14 anos, possuir habilidades de leitura e escrita e manifestar interesse em realizar o curso de pré-qualificação profissional. Com o projeto garantido até 2025 e possibilidade de extensão, os jovens têm uma oportunidade valiosa para adquirir conhecimentos e perspectivas para seu futuro.
Depoimento de um adolescente participante
As aulas já tiveram início no Centro Socioeducativo de Pirapora, e os resultados têm sido promissores. João Garcia*, de 17 anos, compartilhou sua experiência com o curso: "No curso, estou aprendendo coisas para a vida. Estou gostando muito. O professor pega coisas que a gente conhece e mostra como podemos usar para conseguir ganhar dinheiro honestamente".
- Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw