Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 17 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Projeto de Prevenção da Guarda Municipal é Selecionado pelo Ministério da Justiça para Proteção Escolar em Juiz de Fora

Iniciativa da Guarda Municipal reforça segurança e cultura de paz nas escolas municipais da cidade

Redação
Por Redação
/ 399 acessos
Projeto de Prevenção da Guarda Municipal é Selecionado pelo Ministério da Justiça para Proteção Escolar em Juiz de Fora
Imprensa PJF/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A cidade de Juiz de Fora acaba de ser contemplada com um importante projeto de proteção escolar, selecionado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O projeto, que tem como foco a atuação preventiva da Guarda Municipal junto às escolas municipais, é resultado do trabalho contínuo realizado pela gestão municipal na área da educação desde agosto de 2022.

O objetivo principal do emprego da Guarda Municipal nas proximidades das escolas municipais é garantir a tranquilidade necessária para que servidores possam desenvolver suas atividades de ensino e que os alunos possam usufruir plenamente do direito à educação. Para alcançar esse objetivo, as equipes de motopatrulhamento têm realizado rondas diárias em 83 unidades de ensino, abrangendo 62 bairros da cidade.

Além das rondas, a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) também investe em ações voltadas para o fortalecimento da cultura de paz nas escolas. O projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (Gape) promove conversas temáticas com abordagens sobre temas como bullying e racismo. Já o bem-sucedido projeto Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz desenvolve ações programadas ao longo do ano letivo em escolas pré-selecionadas.

Leia Também:

Essas iniciativas fazem parte do projeto Guarda Presente, que busca estreitar as relações de confiança com a comunidade escolar e também impactam positivamente a segurança na região ao redor das escolas.

O sucesso desses projetos na promoção da cultura de paz e segurança nas escolas rendeu a Juiz de Fora um lugar de destaque no Programa de Segurança nas Escolas (PAS) do Governo Federal. Dos 789 projetos enviados por municípios de todo o país, apenas 132 foram selecionados para receber recursos destinados ao reforço de ações de segurança escolar. A conquista da cidade no edital 005/2023 - Escola Segura reflete o compromisso da gestão municipal com políticas de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania, alinhando-se aos preceitos da política nacional para uma segurança cidadã.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )