A Escola Municipal Doutor Pedro Marques, localizada no distrito de Caeté, na zona rural de Juiz de Fora, dedicou uma semana inteira do mês de abril ao projeto “Cultura de Paz na Escola: direitos, deveres e diálogos”. Este projeto envolveu toda a comunidade escolar em uma série de atividades educativas e interativas.
A programação incluiu palestras, exibição de filmes e músicas, além da confecção de cartazes. Estas atividades foram projetadas para promover a paz, o diálogo e a compreensão mútua entre os estudantes. Além disso, o projeto buscou ensinar aos alunos sobre seus direitos e deveres como cidadãos.
Além dos profissionais da instituição de ensino, a iniciativa contou com a participação de representantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/JF, do Instituto Gabriel Pimenta de Direitos Humanos (IGPDH) e do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Esses parceiros trouxeram uma riqueza de conhecimento e experiência para o projeto, enriquecendo ainda mais o aprendizado dos alunos.
O objetivo principal do projeto foi promover, entre os estudantes, outras formas de saberes, estimulando o diálogo e novas possibilidades de aprendizagem. O projeto também procurou mostrar que viver em sociedade é um exercício constante de cidadania, respeito, tolerância e cooperação.
Este projeto é um exemplo brilhante de como a educação pode ser usada como uma ferramenta para promover a paz e a compreensão. É uma prova de que, quando damos aos nossos jovens as ferramentas certas, eles podem se tornar agentes de mudança em suas comunidades. A E. M. Dr. Pedro Marques está, sem dúvida, liderando o caminho neste aspecto.
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