Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 10 de Agosto 2026
Juiz de Fora

Programa Gente em 1º Lugar abre inscrições nesta segunda-feira, 25, para oficinas culturais no Dnar Rocha

Os interessados devem se inscrever na secretaria do equipamento cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Programa Gente em 1º Lugar abre inscrições nesta segunda-feira, 25, para oficinas culturais no Dnar Rocha
Carlos Mendonça
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Serão abertas na próxima segunda-feira, 25, as inscrições para as oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O programa está retomando as atividades após o processo de seleção da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) como a nova Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela prestação do serviço.

A capacidade total de atendimento do projeto será de 2.400 vagas, mas, neste primeiro momento, as inscrições são para as oficinas sediadas no Centro Cultural Dnar Rocha, localizado na Rua Mariano Procópio 973, em frente ao Parque do Museu Mariano Procópio. Os interessados devem se inscrever na secretaria do equipamento cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Para formalizar as inscrições, basta apresentar documento de identificação pessoal e comprovante de endereço. No caso de crianças e adolescentes, além de documento pessoal (carteira de identidade ou certidão de nascimento), é preciso que estejam acompanhados por seus representantes legais, também portando identidade e comprovante de residência.

A gerente do Departamento de Território e Cultura da Funalfa, Silvânia Santos, conta que a retomada do programa tem várias novidades. Uma delas é a ampliação da faixa etária de atendimento. “Antes, o Gente era destinado a crianças, adolescentes e jovens até 23 anos. A partir de agora, vamos atender pessoas a partir de 6 anos, sem limite de idade”. Ela acrescenta que foram mantidas oficinas já desenvolvidas e lançadas outras, como a de tecnologia. “Durante a pandemia, as pessoas sentiram de forma mais intensa a necessidade de dominar as ferramentas digitais. Então, acredito que essa área terá grande procura.”

Publicidade

Leia Também:

As oficinas do programa atendem as seguintes áreas: Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança (Balé Clássico, Jazz, Sapateado, Dança Urbana e Dança Contemporânea), Música (Musicalização, Violão e Percussão), Capoeira e Novas Tecnologias (Mídias sociais, Inclusão de núcleo digital e Designer gráfico).

O coordenador-geral do Gente em Primeiro Lugar, Fernando Valério, informa que o preenchimento das vagas se dará pela ordem de inscrição. As oficinas serão realizadas nos turnos da manhã e tarde, e a previsão é de que tenham início na primeira semana de maio. Cada oficina terá duas aulas semanais, com duração de uma hora cada.

Nos bairros

Além do Centro Cultural Dnar Rocha, o Gente em Primeiro Lugar manterá oficinas nos diversos territórios de Juiz de Fora. Em nove bairros - Jardim Casablanca, Retiro, Granjas Betânia, Dom Bosco, São Bernardo, Benfica, Bairro de Lourdes, Aeroporto e Carlos Chagas -, já foram fechadas parcerias com os responsáveis pelos espaços que vão sediar as aulas. “Para oficinas nesses bairros específicos, as inscrições terão início no dia 2 de maio. Vamos divulgar os endereços e as opções nos próximos dias.”

Fernando acrescenta que a expectativa é aumentar gradativamente os bairros atendidos pelo programa. As pessoas interessadas em ter o Gente em Primeiro Lugar em sua comunidade podem fazer contato com a Funalfa, inclusive indicando um espaço que possa ser cedido para as oficinas, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3212-1272.

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR