A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Educação (SE), está empenhada na implementação do programa "Escola em Tempo Integral" em três escolas da rede municipal: Jovita de Montreuil Brandão (Jardim Cachoeira/Parque das Águas), Nagib Félix Cury (Penido) e Professora Áurea Nardelli (Vila Esperança II). Com a adesão da cidade ao programa federal, os profissionais da SE têm trabalhado em estreita colaboração com as equipes diretivas das escolas, buscando estratégias locais eficazes.
Processo dialógico e participativo
Segundo a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais da PJF, Graciele Fernandes, a implantação das Escolas em Tempo Integral é conduzida de forma dialogada e respeitosa. Os benefícios desse processo já podem ser percebidos nas comunidades escolares, com a ampliação das equipes diretivas e um amplo processo de escuta, diálogo e participação social. Essas ações visam desenvolver propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, garantindo o direito à aprendizagem dos estudantes da educação básica.
Objetivos e benefícios do programa
Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o programa "Escola em Tempo Integral" visa oferecer assistência técnica e financeira para a criação de matrículas em tempo integral, especialmente para escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Além da ampliação do horário de funcionamento das escolas, que inclui a inclusão de novos professores para disciplinas diversificadas, o programa oferece mais uma refeição diária aos estudantes. As escolas também recebem apoio financeiro e técnico para melhorias de infraestrutura, mobiliário e materiais pedagógicos.
Participação e comprometimento fundamentais
A secretária de Educação, Nádia Ribas, destaca a importância da participação e do comprometimento das equipes diretivas e das comunidades escolares para o sucesso da proposta. Ressalta-se o protagonismo da escola como elemento essencial nas estratégias para construir resultados positivos em termos de educação de qualidade. Ribas enfatiza que a implantação da educação em tempo integral é um desafio que implica mudança cultural na escola, exigindo uma reflexão profunda sobre seu papel. A SE tem cuidadosamente conduzido essa reflexão, buscando oferecer uma educação rica em experiências e aprendizagens, e não apenas a ampliação do tempo diário na escola.