Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 12 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Prefeitura de Juiz de Fora lança chamada pública do Comida Boa para abastecer o Restaurante Popular com alimentos da agricultura familiar

Programa Municipal de Compras Institucionais beneficiará milhares de pessoas com refeições nutricionalmente balanceadas

Redação
Por Redação
Prefeitura de Juiz de Fora lança chamada pública do Comida Boa para abastecer o Restaurante Popular com alimentos da agricultura familiar
Imprensa PJF/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), está se preparando para lançar uma nova chamada do Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, conhecido como "Comida Boa". O objetivo é abastecer o Restaurante Popular Yeda Duarte Gomes com alimentos hortifrutigranjeiros produzidos pela agricultura familiar local.

Mais alimentos frescos e locais no cardápio

O Programa Comida Boa visa garantir o acesso a alimentos de qualidade, provenientes da agricultura familiar, e fortalecer a segurança alimentar na região. Nesta próxima chamada pública, a previsão é de adquirir mais 27 toneladas de alimentos perecíveis da agricultura familiar, durante o período de 12 meses, para suprir a demanda do Restaurante Popular, que atende, em média, mil pessoas por dia.

Leia Também:

Envolvimento das cooperativas da região

Na tarde de segunda-feira (31), representantes de cooperativas da Agricultura Familiar de Juiz de Fora e região participaram de um encontro com a equipe da Secretaria de Agricultura e outros setores governamentais envolvidos. Durante a reunião, foram apresentados os itens que comporão a chamada pública, e os agricultores puderam discutir e definir o quantitativo que será ofertado, levando em conta a capacidade produtiva local e as necessidades do Restaurante Popular.

O encontro contou com a presença de representantes da Subsecretaria de Licitações e Compras (SSLICOM), da equipe de nutrição da Secretaria de Educação e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Comida Boa para todos

O Comida Boa tem sido um importante programa para a população de Juiz de Fora. No ano passado, a PJF forneceu alimentos de qualidade para 43 instituições sociais, incluindo casas de acolhimento e SCFV, totalizando 461 toneladas de alimentos. Dessas, 13 toneladas foram de verduras, legumes e frutas produzidos por agricultores familiares locais, através do Programa Comida Boa. Essa iniciativa permitiu que os agricultores vendessem diretamente para o poder público, garantindo uma fonte de renda estável e o escoamento de suas produções.

Além disso, o programa também contribuiu para o abastecimento de 780 quilos de manteiga, produzida pelas cooperativas de agricultores familiares da região.

Fortalecendo a agricultura familiar

O Comida Boa foi instituído pelo decreto N.º 14.478 em abril de 2021 e, em maio de 2022, a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar foi oficializada através do projeto nº 64/2021, de autoria da Vereadora Laiz Perrut. Essa política determina que no mínimo 30% dos recursos destinados à compra institucional de alimentos devem ser aplicados na aquisição direta de produtos da agricultura familiar e suas organizações.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Juiz de Fora busca não apenas fortalecer a agricultura familiar local, mas também garantir o acesso a refeições saudáveis e nutritivas para todos os cidadãos, promovendo a dignidade no ato de se alimentar.

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )