Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Juiz de Fora

Prefeitura dá dicas segurança para os foliões no Carnaval

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está lançando campanha com dicas de segurança para o folião neste carnaval.

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Prefeitura dá dicas segurança para os foliões no Carnaval
Imprensa PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está lançando campanha com dicas de segurança para o folião neste carnaval. As mensagens chamam a atenção para os cuidados com objetos pessoais como celulares, cartões de banco e bebidas, faz apelo para que se evite o uso de garrafas de vidro nos eventos de carnaval e alerta para o crime de importunação sexual. 

“Não é não!” A afirmação taxativa impõe o status do respeito nas relações. Apesar de o carnaval ser a celebração da liberdade, a festa não pode dar espaço ao abuso. Por essa razão, a Prefeitura está dando amplitude ao conhecimento de que todos têm direito de curtir a folia e de ter sua integridade e sua individualidade preservadas. Qualquer pessoa que for vítima de algum constrangimento e até de importunação deve fazer denúncia. 

Importunação sexual é crime, tipificado pela lei nº 13.718 no ano de 2018. Essa lei define como importunação sexual praticar contra alguém e sem permissão ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro. Trata-se de um crime grave, com pena severa que vai de um a cinco anos de reclusão.

A Guarda Municipal está apta a atender casos de importunação sexual, orientando e dando apoio para o registro de ocorrência. A vítima pode procurar um agente da Guarda Municipal de forma direta em abordagem na via pública ou solicitar atendimento pelo telefone 153. 


Cuidados contra furtos de celulares

Os blocos de carnaval vêm reunindo grande número de pessoas, que se deslocam pelas ruas da cidade, brincando em clima de festa. No entanto, esses eventos são ambiente propício à ação de pessoas mal intencionadas. A distração e o tumulto favorecem a ocorrência de furtos. Pelo alto valor e a grande disponibilidade, o celular é objeto preferido de furtos e roubos. Recomenda-se nunca deixar o aparelho desbloqueado, sem uma senha de acesso. Sempre que possível, mantenha o equipamento guardado, de preferência em compartimentos na parte da frente das roupas, nunca em bolsos traseiros. Antes de entrar na folia, acesse e guarde o código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) do celular. Em caso de perda do telefone, esse código será necessário para bloqueio junto à operadora e para o registro de ocorrência. O IMEI pode ser acessado digitando *#06#.


Cartões de banco

Outra orientação é quanto ao uso de cartões de banco. Os cartões por aproximação e mesmo os que pedem digitação de senha podem ser alvo de furtos e golpes diversos que, no mínimo, vão gerar prejuízos financeiros ao seu titular. O ideal é não levar cartões para a festa. Até mesmo o aplicativo de banco deve ser deletado do celular no período. Assim, se você perder o celular, ninguém terá acesso ao seu PIX. Prefira levar pequenas quantias de dinheiro em espécie para gastos durante o carnaval. Se for inevitável o uso dos dispositivos eletrônicos de pagamento, reduza o limite diário no seu aplicativo. 

Um cuidado que vale para o carnaval, mas perdura para qualquer lugar em que a pessoa esteja consumindo bebidas, é a atenção ao seu copo. Não se deve deixar o copo sobre a mesa e sair de perto dele. Estes momentos facilitam a adição de alguma substância alucinógena à bebida. Também é importante evitar bebidas preparadas fora de local visível ou aquelas que são entregues abertas ao folião. Mesmo as latinhas devem ter o lacre removido apenas por seu consumidor. Essas medidas reduzem as chances de receber uma bebida batizada. 

Para a folia ser completa, nada melhor que estar entre amigos. Companhia é também uma boa forma de se proteger. Andar acompanhado reduz as chances de alguma complicação acontecer. E, em caso de um infortúnio, sempre terá alguém para ajudar, ou pedir socorro. Mesmo em pequenos deslocamentos, como ir ao banheiro, recomenda-se levar uma companhia junto por segurança.

 

Curta e siga nossas redes sociais

Publicidade

Leia Também:


#noticias de juiz de fora, #juiz de fora, #rcwtv, #noticias minas gerais, #pjf, #notícias em juiz de fora, #notícias em minas gerais, #noticias mg

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR