
A prefeita Margarida Salomão participou na noite da última sexta-feira, 5, da inauguração da Queijaria Ligório, localizada no Seminário da Floresta, que foi registrada, recentemente, no Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para produção e comercialização dos queijos meia cura, minas frescal, cheddar, gouda, tilist, montanhês, reino e sbrinz.
Para a prefeita Margarida Salomão, “a contribuição da comunidade Redentorista para Juiz de Fora vai além da presença no ponto de vista social e espiritual. Quero reconhecer a importância dos redentoristas para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de todos aqueles que fundaram o curso de ciência da religião. Naquele período sombrio, nós tivemos por parte dos redentoristas, um respiro através do acolhimento que era feito por eles às pessoas que tinham coragem de se opor à ditadura. Então este queijo e a cerveja vem temperado com o melhor dos fermentos: que é o fermento da luta do povo e da solidariedade às pessoas. Por isso, desejo vida longa aos redentoristas e a esse empreendimento”.
A regulamentação da queijaria vem para somar a cartela de produtos da Congregação Redentorista, que já é conhecida na cidade pela fabricação artesanal da cerveja Hofbauer, produzida na Igreja da Glória. De acordo com o padre Carlos Viol, responsável pela queijaria, a renda do queijo é destinada a custear as obras sociais da congregação, e em sua fala, agradeceu à Prefeitura pelo empenho e trabalho. “Encontramos um corpo técnico muito exigente, mas que nos mostrou a importância do registro para o nosso produto. Temos uma queijaria modelo, um queijo muito bom e de qualidade, agradecemos toda a equipe envolvida nesse processo: setor de agricultura, de turismo, de desenvolvimento econômico e da fazenda.”
Além da prefeita, estiverem presentes na cerimônia de abertura a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Fabiola Paulino da Silva, os secretários de Turismo (Setur), Marcelo do Carmo, de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Ignacio Delgado, de Recursos Humanos (SRH), Rogério Freitas, e o diretor-presidente da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Richard Tavares, além de representantes do Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo.