Na manhã desta quarta-feira (7/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação para cumprir 18 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, relacionados a uma investigação sobre homicídios qualificados tentados.
Origem da Operação
A ação foi desencadeada a partir do homicídio de um traficante no bairro Primeiro de Maio, na região Norte da capital, ocorrido em 23 de dezembro do ano passado. Segundo a delegada Ariadne Coelho, do Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), a operação foi motivada em defesa das vítimas da tentativa de homicídio.
Contexto do Crime
De acordo com as informações divulgadas, o traficante e outros suspeitos estariam associados a uma organização com controle paralelo na região, envolvendo tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo, o que causava terror e violência aos moradores.
Desenvolvimento da Ação
Após o homicídio do traficante, os demais investigados intensificaram as ameaças, especialmente contra familiares e amigos de policiais. No dia do crime, o suspeito de liderar o tráfico, acompanhado de outros homens armados, abordou um casal, sendo interrompido por um morador. A situação resultou em uma discussão na qual um policial reformado atirou contra o traficante.
Resultados da Operação
Desde 25 de janeiro, o DHPP já cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e seis temporárias. As ações foram intensificadas antes do período do Carnaval visando garantir a segurança pública.
Mobilização Policial
A operação contou com a participação de mais de 132 policiais civis do DHPP, com apoio de outras divisões especializadas, além de coordenação aerotática e de operações com cães, totalizando 33 viaturas policiais.
Andamento da Operação
As buscas prosseguem para o cumprimento do mandado de prisão preventiva.
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!