No dia 18 de maio, uma data de extrema importância para a saúde mental, a cidade de Juiz de Fora se prepara para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está organizando um evento especial nos dias 18 e 19 de maio, na Praça da Estação, com o objetivo de promover a discussão, o debate e a conscientização sobre o tema.
Durante esses dois dias, a programação estará repleta de atividades que visam destacar a importância da saúde mental e combater os estigmas associados às pessoas com transtornos mentais. Oficinas, eventos culturais, roda de conversa e um cortejo antimanicomial fazem parte dessa celebração. A campanha deste ano traz o lema "Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans".
Segundo Isabela Bianchi Brito, supervisora de Apoio Assistencial do Departamento de Saúde Mental (Desm) da Secretaria de Saúde (SS), esse é um momento em que os serviços se reúnem com a participação ativa dos usuários para debater temas relevantes e refletir sobre a importância do cuidado em liberdade. É uma oportunidade para questionar os modelos manicomiais e moralistas, que ditam quem tem ou não valor social, e fortalecer as políticas públicas de saúde mental antimanicomial.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é uma data que reconhece a história da saúde mental no Brasil e busca evitar práticas abusivas de tratamento, privação de liberdade e tratamentos violentos. Além disso, tem como objetivo fortalecer os serviços substitutivos aos manicômios, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Confira abaixo a programação completa do evento:
Quinta-feira, 18 de maio:
- 13h – Floreio Musical
- 14h – Em cena: Ecos do Passado- Coletivo TiVi Piraí
- 15h – Arteterapia: Oficina de Gravura + Roda de Conversa
- 16h – De Lírios Poéticos
- 17h – Floreio Musical: Cuca Fresca – Trabalharte
Sexta-feira, 19 de maio:
- 13h – Manifesto Antimanicomial: Produção de cartazes para o cortejo + Ato Simbólico “Plantando a Esperança”
- 14h – Oficina do Teatro do Oprimido
- 15h – Roda de Conversa – Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans
- 16h – Cortejo Antimanicomial (Deslocamento da Praça da Estação até a Praça João Pessoa)
Durante os dois dias do evento, você também terá a oportunidade de adquirir produtos fabricados nas oficinas do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A renda obtida com a venda desses produtos será revertida para a manutenção e desenvolvimento das oficinas.
Não perca essa chance de participar de um evento único, repleto de cultura, arte e reflexão sobre a saúde mental. Junte-se a nós na celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial e faça parte dessa importante causa!
Para facilitar ainda mais o acesso às nossas notícias, estamos lançando uma novidade exclusiva: agora você pode receber as notícias da RCWTV diretamente no WhatsApp! Isso mesmo, você não precisa mais ficar procurando as informações, elas chegam até você de forma rápida e prática.
Para participar do nosso grupo no WhatsApp e ficar por dentro das principais notícias, basta acessar o link a seguir: Receba notícias da RCWTV no Whatsapp. É simples e gratuito! Não perca tempo e junte-se a nós.