Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Juiz de Fora

PJF implementa ensino de Libras nas escolas municipais

Implementação é um marco histórico na educação do município

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
PJF implementa ensino de Libras nas escolas municipais
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora introduziu o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em suas salas de aula. O maior concurso público para o magistério municipal recentemente efetivou professores de Libras, marcando um marco histórico na educação do município.

"Juiz de Fora está na vanguarda. É uma das primeiras cidades, de médio e grande portes, que conseguiram implantar a língua de sinais na grade curricular", destaca Rodrigo Gomes da Costa, do Departamento de Inclusão e Atenção ao Educando (Diae) da Secretaria de Educação (SE).

Entre as escolas que agora oferecem o ensino de Libras está a Escola Municipal Professor Nilo Camilo Ayupe, localizada no bairro Paineiras, região central. O entusiasmo das crianças da educação infantil ao aprender sinais que expressam ideias, coisas, sentimentos e emoções é evidente.

Publicidade

Leia Também:

"Nós estamos muito felizes em iniciar esse trabalho com as nossas crianças. Como elas são muito pequenas, de 4 a 5 anos, o ensino se dá de forma intracurricular, durante as vivências delas, que são bem diversificadas aqui, já que a nossa escola é de tempo integral. A ideia é que elas possam aprender e levar essa nova língua para a família e a comunidade", explica a diretora Rejane Fonseca.

Para a pequena Hellena, de 5 anos, e sua professora Mirella de Oliveira, ambas surdas, o ensino de Libras na escola tem um significado especial. Com a língua de sinais presente no dia a dia da escola, a barreira da comunicação está sendo quebrada, promovendo uma interação mais significativa e uma educação inclusiva.

"O ensino de Libras nas escolas municipais representa um avanço enorme na ampliação da acessibilidade para a comunidade surda. As crianças ouvintes também estão tendo a oportunidade de ter a Libras como uma segunda língua", destaca a professora recém-nomeada Marina Almeida. "Era uma demanda antiga que a Prefeitura de Juiz de Fora conseguiu atender de forma pioneira. E é uma honra para mim ocupar esse lugar de professora de Libras na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino".

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
 
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Repórter na RCWTV – Rede de Canais Web, com foco na produção de conteúdo acessível, imparcial e de interesse público. Atua com responsabilidade e linguagem clara, aproximando a informação do leitor

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR