A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou um levantamento que evidencia o papel da mulher no Sistema Único da Assistência Social (Suas). A divulgação do material integra a campanha "Março, Mais Mulher, Mais Democracia", promovida pela PJF, que busca discutir e promover o empoderamento feminino, visando torná-lo um paradigma das políticas públicas municipais.
Segundo o levantamento, as mulheres desempenham um papel significativo na política de assistência social, tanto como trabalhadoras quanto como usuárias dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais. De acordo com o último Censo Suas de 2023, 79,85% dos trabalhadores da Assistência Social em Juiz de Fora são mulheres, totalizando 739 profissionais. Além disso, as mulheres representam 84,31% dos conselheiros do Conselho de Assistência Social.
Analisando o público usufruidor dos serviços, os dados revelam novamente o protagonismo feminino. Em dezembro de 2023, Juiz de Fora contava com 169.620 pessoas inscritas nos serviços sociais, sendo que as mulheres compõem 99.971 cadastros. Das 76.528 famílias inscritas, as mulheres representam 76,24%, o que corresponde a 58.342 famílias.
A secretária de Assistência Social, Malu Salim, destacou a importância do material produzido pela SAS, ressaltando que ele contribui para promover uma cultura de respeito e igualdade, garantindo a valorização das mulheres em todas as esferas da vida. "É fundamental continuarmos trabalhando pelo nosso protagonismo, com direitos assegurados, autonomia e valorização", afirmou.
Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!
Curta e siga nossas redes sociais.