Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 13 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Participação Popular é destaque na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora

Segundo dia de discussões ressalta a importância da sociedade na construção de políticas públicas

Redação
Por Redação
Participação Popular é destaque na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora
Imprensa PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No segundo dia da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Juiz de Fora, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas-JF), a participação popular se destacou como tema central. Sob o lema "Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos", o evento ressaltou a importância da sociedade na elaboração de políticas públicas na área.

A abertura do encontro ocorreu com a leitura e aprovação do regimento interno. Em seguida, Cristiane Nasser, subsecretária de proteção social, apresentou o panorama da assistência social em Juiz de Fora com a palestra "Aqui tem SUAS". Nasser abordou os avanços na área, como a ampliação do atendimento às famílias por meio do Auxílio Moradia, o investimento em funcionários concursados, a renovação de todos os chamamentos públicos dos serviços socioassistenciais e a implementação da plataforma Gesuas, que permite acompanhar em tempo real a implementação das políticas públicas e integra a base de serviços para os usuários. Além disso, foram mencionados os benefícios eventuais em situações de nascimento, morte, vulnerabilidade temporária e calamidade pública.

Nasser também ressaltou a importância de ações para a população em situação de rua e antecipou a criação de um programa de inclusão produtiva, que garantirá acompanhamento, capacitação e inclusão gradual para proporcionar moradia e emprego a esse público.

Leia Também:

Em seguida, foram realizados painéis sobre os eixos das plenárias temáticas. Dois representantes de cada tema discutiram questões relacionadas a financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, bem como benefícios e transferência de renda. Em todas as explanações, ficou evidente a necessidade de envolver os usuários na definição das ações. "Não podemos permitir que outros decidam por nós. É preciso ter responsabilidade compartilhada, cobrar e participar para garantir que as políticas públicas atendam às nossas necessidades", enfatizou Samantha Borchear, especialista em ouvidorias.

No painel sobre financiamento, Marina Mancini e Rodrigo de Deus, servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS), ressaltaram a necessidade contínua de investimento e aumento de recursos para a cidade. Eles destacaram que sem recursos adequados, não é possível implementar políticas públicas nem garantir direitos fundamentais.

Os benefícios assistenciais e o trabalho desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram enfatizados pelas assistentes sociais Alessandra Azalim, Nicole Silva, Érica Fernandes, Lidiane Pavão, Renata Barreto, juntamente com o supervisor do CadÚnico, Thiago Santos. A importância da articulação e do fortalecimento do espaço do conselho foi abordada por Valéria Martins, coordenadora da Casa dos Conselhos.

Durante a tarde, teve início o trabalho nas plenárias temáticas, com a entrega de propostas e moções para a plenária final, que ocorrerá no sábado, 8, marcando o encerramento da conferência.

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: Clique aqui

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )