Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 23 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

"Paixão em Cena" leva a Via Sacra de Jesus ao Circuito Liberdade e mantém tradição no interior de Minas

Evento visa promover a cultura e tradição, e também impulsionar o turismo e a economia criativa do estado

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
/ 90 acessos
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta sexta-feira (29), Belo Horizonte receberá pela primeira vez a encenação "Paixão em Cena", que revisitará a Via Sacra de Jesus, percorrendo alguns dos pontos do Circuito Liberdade a partir das 18h30. Esta iniciativa, parte do projeto turístico Minas Santa, é realizada pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

O evento visa não apenas promover a cultura e tradição, mas também impulsionar o turismo e a economia criativa do estado. Em 2023, a Semana Santa registrou um crescimento de 720% acima da média nacional, impulsionando o turismo em Minas Gerais. Este ano, a segunda edição do programa turístico Minas Santa prevê a participação de 600 municípios, consolidando Minas como o principal destino do país durante o período, com um esperado fluxo de 400 mil turistas.

Leia Também:

 

“A Semana Santa é o grande momento de movimentação turística em Minas Gerais, é a maior celebração que temos aqui e um grande movimento do turismo interno em Minas. Esse fluxo do turismo da fé é muito importante para o estado. Todas as nossas ações na Semana Santa encontram a cultura, desde o patrimônio histórico até o artesanato. Nesse período, temos a união das artes: o teatro, a música, a dança, as artes plásticas, a escultura e a moda. Em Minas, há um universo imenso de manifestações e de uma variedade muito rica", destaca Leônidas de Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

 

A encenação da Paixão de Cristo será dirigida por Antony Diniz e terá a participação de aproximadamente 60 pessoas do Centro Artístico Cultural São João Batista (Cenarc), com transmissão ao vivo pela Rede Minas de Televisão e TV Horizonte. O espetáculo começará em frente ao prédio do Iepha, passando pela Praça da Liberdade, Palácio da Liberdade e terminando na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor de Oliveira Azevedo, conduzirá o sermão do descendimento e a procissão do enterro.

 

Além da capital, diversas cidades do interior, como Congonhas, Tiradentes e Ouro Preto, também apresentarão a Paixão de Cristo, mantendo viva a tradição. Em Congonhas, por exemplo, a encenação é realizada desde a década de 1960 pelo grupo de teatro Dez Pras Oito, com uma média de 10 mil espectadores a cada ano.

 

"O cidadão congonhense gosta muito desse evento. Há o lado cultural mas também devocional. Isso é muito interessante porque dá uma autenticidade e uma veracidade a tudo isso que fazemos", destaca José Felix Junqueira, um dos organizadores da encenação em Congonhas.

 

Em Tiradentes, a encenação acontece há 14 anos, promovendo uma inclusão significativa, com a participação de artistas locais de forma voluntária.

 

"A encenação da Via Sacra promove uma inclusão muito grande. Todos os artistas são locais, da própria comunidade e atuam de forma voluntária. E o mais interessante é que a adesão foi crescendo ao longo do tempo", ressalta Evandro Guilherme, um dos realizadores da apresentação.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )