Um novo módulo de treinamento foi realizado para os membros da Guarda Municipal, focando no aprimoramento de habilidades para a atuação durante o Carnaval de 2024. Após um curso sobre procedimentos operacionais, a formação mais recente se concentrou nos aspectos legais relacionados à segurança pública. Até agora, a Guarda já auxiliou na organização de 17 blocos carnavalescos na cidade.
O curso, que teve como objetivo principal assegurar uma atuação consciente e cidadã, enfatizou a proteção dos participantes do Carnaval, respeitando os direitos fundamentais. Conduzida pelo ouvidor da Guarda Municipal, Orlando Marcos Rodrigues, e pelo corregedor André Moreira, a formação orientou os agentes sobre os limites e responsabilidades inerentes ao seu papel. Esta iniciativa sublinha o compromisso da corporação com a cidadania e a conformidade com princípios de legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade.
Organizada pela Supervisão de Desenvolvimento de Projetos e Qualificação Profissional da Guarda, a capacitação responde à necessidade de treinamento contínuo dos guardas municipais. O tema abordado visa tanto a reciclagem do conhecimento dos agentes quanto a preparação específica para eventos como o Carnaval.