RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.As noticias de Juiz de Fora,noticias em Juiz de Fora

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Policial

Operação Harvest Time visa crimes rurais no Noroeste de Minas

Terceira fase da operação ocorreu nesta terça, 21/11

Lara Cerqueira
Por Lara Cerqueira
Operação Harvest Time visa crimes rurais no Noroeste de Minas
Divulgação/PCMG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com o apoio operacional das polícias Civil de Goiás, do Mato Grosso e de São Paulo, realizou nesta terça-feira, 21/11, a terceira fase da operação Harvest Time. A ação, que já resultou em nove prisões e 21 mandados de busca e apreensão cumpridos, tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra o patrimônio no meio rural, especialmente o furto de tratores e equipamentos agrícolas de precisão.

Nesta fase da operação, as ordens judiciais foram executadas nos municípios mineiros de Unaí e Paracatu, além das cidades de Piracanjuba (GO), Primavera do Leste (MT), Cuiabá (MT) e São Paulo (SP). As buscas têm como objetivo reunir evidências complementares e promover a recomposição patrimonial das vítimas.

Com as nove prisões realizadas, a PCMG busca desarticular todos os núcleos da organização criminosa. Foram decretadas ainda medidas assecuratórias, como o bloqueio de contas bancárias e a apreensão de veículos.

Publicidade

Leia Também:

A ação é coordenada pelo 16º Departamento e pela Delegacia Regional de Polícia Civil em Unaí.

Investigações

Ao longo de um ano, a PCMG investigou a atuação da organização criminosa no município mineiro, um dos maiores produtores rurais do estado. Com base nesse trabalho, a Polícia Civil instaurou aproximadamente 15 inquéritos para apuração de crimes relacionados às atividades ilícitas praticadas pelos membros do grupo. Estima-se que o prejuízo causado às vítimas alcance a cifra de R$ 2,3 milhões.

A delegada Gabriela Mol Câmara, responsável pelas investigações, destaca que o objetivo da Polícia Civil de Minas Gerais é a completa desestruturação da organização criminosa, com a repressão qualificada de todos os seus núcleos. “Nesta fase, foram incluídos os integrantes que atuavam em diversos núcleos da estrutura ordenada: planejamento, levantamento de locais, obtenção de informações privilegiadas, execução e consumação dos furtos qualificados, ocultação, adulteração de veículos, negociação, dissimulação e divisão dos lucros obtidos com a venda dos ilícitos”, esclareceu.

Fases operacionais

Em suas três fases, a operação Harvest Time já resultou na recuperação de quatro tratores, com o cumprimento de 33 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão.

A primeira fase da operação foi deflagrada em maio deste ano, com nove mandados de busca e apreensão e a prisão de três investigados responsáveis pelo núcleo principal (autoria intelectual e operacional dos crimes).

A segunda etapa promoveu a recuperação e apreensão de três tratores furtados pela organização criminosa em cidades como Unaí, Paracatu e Porto Nacional (TO). As investigações possibilitaram a recuperação efetiva dos quatro tratores subtraídos pelo grupo criminoso, com estimativas de recomposição patrimonial atingindo cerca de um milhão de reais em favor das vítimas.

A terceira fase da operação Harvest Time contou com a participação de 78 policiais civis e o apoio aéreo da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG.

-

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Lara Cerqueira

Publicado por:

Lara Cerqueira

Saiba Mais
Prefeitura Juiz de Fora
Prefeitura Juiz de Fora
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
atençao propaganda do betano