Se você está pensando em investir, é importante saber para onde seu dinheiro está indo. Simplificando, quais investimentos você estará comprando? E em quais regiões você escolherá investir? Qual o prazo que você investir? A realidade, é que a resposta não é direta, já que dependerá de uma série de fatores. Leia para saber mais!
Veja algumas das melhores opções de investimento:
Tesouro Direto
Caso você não conheça essa opção, o Tesouro Direto é título público de renda fixa, é emitido pelo Tesouro Nacional, o qual é um órgão do governo federal com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
No tesouro direto nada mais é que um programa criado pelo governo no qual você compra títulos sendo retribuído com juros. Ou seja, você empresta dinheiro para o governo com uma rentabilidade maior.
O tesouro direto vem chamando a atenção de muitos brasileiros, isso porque sua rentabilidade acaba sendo maior do que a conta poupança. Esse tipo de investimento é muito indicado para quem tem o perfil mais conservador e quer ter uma reserva de emergência.
As taxas e preços do Tesouro podem variar diariamente e é importante você acompanhar as oscilações e comparar com outros investimentos para tomar essa decisão.
Tipos de Tesouro Direto:
Tesouro Selic: esse titulo é o pós-fixado, ou seja, há uma variação da rentabilidade. Se a taxa Selic subir, a sua rentabilidade aumenta também, e assim vice-versa. Esse tipo de investimento tem um nível de risco considerado baixo.
Tesouro Pré-Fixado: esse título o rendimento varia conforme a taxa Selic. Ou seja, o rendimento será estabelecido no momento em que você emitir o título. Por exemplo, se a taxa Selic estiver em 2,75% e o vencimento for para 2030, você terá a rentabilidade garantida.
Tesouro IPCA: esse título tem dois tipos de rentabilidade uma pós fixada e outra prefixada que acompanha a inflação. Para quem quer investir a longo prazo e deseja ter uma maior rentabilidade superior à inflação.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
É um investimento de renda fixas que segue uma rentabilidade de acordo com estipulações dos bancos. Dependendo de alguns CDBs podem ter liquidez diária e o resgate pode ser feito a qualquer momento.
Para fazer esse tipo de investimento, você precisa abrir uma conta onda da para fazer esse tipo de investimento, e escolher os melhores títulos para dar o aporte inicial com o valor estabelecido para fazer a aplicação.
Após fazer o investimento, seu dinheiro fica aplicado. Quando seu título vencer, você receberá o valor original de volta acrescido do rendimento combinado para o período indicado. A quantia vem líquida, pois há retenção de Imposto de Renda na fonte.
LCI e LCA
A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são investimentos de renda fixa. Esse tipo de título tem um retorno maior que a poupança e a vantagem é que ficam isentos do Imposto de Renda.
Para quem quer investir em um prazo maior, esse tipo de investimento pode ser uma opção, pois normalmente sua rentabilidade acaba sendo maiores do que a taxa Selic e a poupança.
Fundos de Investimentos
Um fundo de investimento funciona diferente. Há vários investidores individuais que integram para investir coletivamente em ações e obrigações. Os dois principais tipos de fundos de investimento são os mais conservadores e os mais agressivos.
Em um fundo de investimento, cada investidor possui suas ações individuais, mas eles não têm nenhuma influência sobre onde o dinheiro do fundo é investido. Isso depende do gestor de investimentos, que decide quais ativos comprar ou vender, quantos e quando.
Ações
Parte de ações são compostas por empreendedores e sócios e o capital da empresa é dividido em centenas ou milhares de partes.
Antes de comprar sua primeira ação, é importante que você veja os fundamentos do investimento em ações. Isso não o tornará um grande investidor muito rapidamente, mas somente quando compreender os fundamentos é que você aprenderá como investir em ações com confiança.
Logo quando você decidir investir no mercado de ações, você pode abrir uma conta correntista online, que pode então ser usada para comprar ações ou fundos mútuos de ações. Com muitas contas de corretagem, você pode começar a investir pelo preço de uma única ação.