Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 25 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Notícias de Juiz de Fora - Crescimento da população idosa em Juiz de Fora é tema de seminário

Seminário é feito com especialistas da àrea sobre a população idosa de Juiz de Fora

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 54 acessos
Notícias de Juiz de Fora - Crescimento da população idosa em Juiz de Fora é tema de seminário
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Para integrar as ações da campanha “21 dias de ativismo por direitos”, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu nesta quarta-feira, 29, o seminário “Crescimento da população idosa: perspectivas e desafios”, no anfiteatro do Museu Ferroviário.
Ao abrir o evento, o secretário da SEDH, Biel Rocha, explicou a importância do tema em uma cidade que cada vez mais há o declínio da mortalidade e da fecundidade influenciando significativamente no envelhecimento da população que já chega aos 15%, sendo dever de todos,
“Entender esse cenário e buscar melhorias para que essa e as próximas gerações tenham um envelhecimento digno e saudável.

Ciente de seu papel, a PJF, com orientação de nossa prefeita Margarida Salomão, segue ativa engajada nesta causa, por meio de seus programas, ações e projetos”, contou.

De acordo com o professor de estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Claudio Ribeiro (Cacaudio),que também falou, a transição demográfica no Brasil, e principalmente em Juiz de Fora, traz questões diversificadas como o aumento da população idosa, mudança no perfil epidemiológico, maior proporção de pessoas com doenças crônicas, óbitos por causas externas, concentração dos óbitos perinatais, desenvolvimento das crianças nascidas prematuras e qualidade de vida.


Ainda segundo o professor, a população total de Juiz de Fora passou de 457 mil para 541 mil, um crescimento de 18%. Levando em consideração as pessoas com mais de 65 anos o aumento foi de 126%, passando de 33.898 para 76.600. Em 2022, a cidade contava com 16.330 pessoas com mais de 80 anos.


“Pensar em políticas públicas para a população que envelhece é necessário devido à acelerada mudança na estrutura populacional. A partir do momento que os corpos vão se limitando pela idade, os indivíduos precisam do acesso à saúde alimentar e física, transporte, qualidade de vida, entretenimento e centros de convivência”, enfatizou o especialista.


O professor da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves, destacou que ações com o foco na atenção primária da saúde da família e da comunidade é um desafio, pois somente com uma política pública de estado de bem estar social é possível lidar com a questão. O médico também abordou os princípios do envelhecimento saudável e as perspectivas positivas em relação ao corpo e a mente. “A Organização Mundial de Saúde recomenda para o envelhecimento ativo da população quatro pilares: saúde, educação, segurança e participação”, lembrou.
 

A coordenadora de políticas para a pessoa idosa da SEDH, Maria Cristina Pereira, resgatou a importância da discussão do tema sobre envelhecimento ser ampliado em toda sociedade, implicando todos atores com o processo do envelhecer, promovendo a qualidade de vida ao longo da existência das pessoas nas cidades. “Atualmente, o grande enfrentamento é contra o preconceito que é sociocultural. Hoje, se faz necessário combater o etarismo e reconhecer o direito ao envelhecimento como parte da vida. Este seminário trouxe questões demográficas que já afetam diretamente o modo de se pensar ações estratégicas em rede e gerar políticas públicas voltadas para as pessoas idosas”.

Leia Também:

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

 
 
 
 
 
 
 
 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )