Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Museu Mariano Procópio abre suas portas para primeira visita guiada em Libras

Inclusão e Acessibilidade: Museu promove experiência inédita para surdos

Isadora Benetelli
Por Isadora Benetelli
Museu Mariano Procópio abre suas portas para primeira visita guiada em Libras
Museu Mariano Procópio
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pela primeira vez em sua história, o Museu Mariano Procópio oferecerá uma visita mediada especialmente para o público surdo. O projeto "História do Museu em Libras" é mais uma das importantes ações inclusivas realizadas pela instituição, buscando tornar o espaço acessível a todos os públicos. A visita guiada acontecerá neste sábado, 23, às 10h30.

Uma experiência inclusiva e educativa

Nesta visita inaugural, os participantes terão a oportunidade de explorar a Villa Ferreira Lage, um dos destaques do acervo do museu. A visita será conduzida por mediadores fluentes em Libras, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para surdos quanto para ouvintes familiarizados com a língua de sinais.

Os guias responsáveis pela mediação são Camila Bauer Finamore, professora de Libras e a primeira guia surda do Museu; Renan Norberto, historiador e intérprete de Libras; e Lúcia Tosetti, intérprete de Libras e professora. Todos passaram por um treinamento oferecido pelos historiadores da Fundação, demonstrando o comprometimento da equipe em tornar a iniciativa um sucesso.

Leia Também:

Compromisso com a acessibilidade

O projeto "História do Museu em Libras" é apenas uma das iniciativas recentes do Museu Mariano Procópio em prol da inclusão. No último ano, em parceria com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Centro, foi produzido um vídeo que conta a história da instituição em Libras, acessível através do YouTube do Museu e QR Codes no espaço físico.

Além disso, colaboradores do Museu, incluindo recepcionistas, seguranças, vigias e estagiários, participaram de um curso de Língua Brasileira de Sinais oferecido pelo CAEE. Essa capacitação visa garantir que toda a equipe esteja preparada para oferecer um atendimento inclusivo e de qualidade a todos os visitantes da instituição.

Próximas oportunidades

As vagas para as três primeiras visitas já foram preenchidas, porém, novas datas serão definidas em breve e divulgadas nas redes sociais do Museu. Para aqueles que tiverem dificuldades em realizar a inscrição, um vídeo explicativo será disponibilizado nas redes sociais.

Próximas visitas agendadas:

  • 06/04 - Rememorar o Brasil
  • 20/04 - Fios de Memória
FONTE/CRÉDITOS: Museu Mariano Procópio
Comentários:
Isadora Benetelli

Publicado por:

Isadora Benetelli

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )