Pela primeira vez em sua história, o Museu Mariano Procópio oferecerá uma visita mediada especialmente para o público surdo. O projeto "História do Museu em Libras" é mais uma das importantes ações inclusivas realizadas pela instituição, buscando tornar o espaço acessível a todos os públicos. A visita guiada acontecerá neste sábado, 23, às 10h30.
Uma experiência inclusiva e educativa
Nesta visita inaugural, os participantes terão a oportunidade de explorar a Villa Ferreira Lage, um dos destaques do acervo do museu. A visita será conduzida por mediadores fluentes em Libras, proporcionando uma experiência enriquecedora tanto para surdos quanto para ouvintes familiarizados com a língua de sinais.
Os guias responsáveis pela mediação são Camila Bauer Finamore, professora de Libras e a primeira guia surda do Museu; Renan Norberto, historiador e intérprete de Libras; e Lúcia Tosetti, intérprete de Libras e professora. Todos passaram por um treinamento oferecido pelos historiadores da Fundação, demonstrando o comprometimento da equipe em tornar a iniciativa um sucesso.
Compromisso com a acessibilidade
O projeto "História do Museu em Libras" é apenas uma das iniciativas recentes do Museu Mariano Procópio em prol da inclusão. No último ano, em parceria com o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Centro, foi produzido um vídeo que conta a história da instituição em Libras, acessível através do YouTube do Museu e QR Codes no espaço físico.
Além disso, colaboradores do Museu, incluindo recepcionistas, seguranças, vigias e estagiários, participaram de um curso de Língua Brasileira de Sinais oferecido pelo CAEE. Essa capacitação visa garantir que toda a equipe esteja preparada para oferecer um atendimento inclusivo e de qualidade a todos os visitantes da instituição.
Próximas oportunidades
As vagas para as três primeiras visitas já foram preenchidas, porém, novas datas serão definidas em breve e divulgadas nas redes sociais do Museu. Para aqueles que tiverem dificuldades em realizar a inscrição, um vídeo explicativo será disponibilizado nas redes sociais.
Próximas visitas agendadas:
- 06/04 - Rememorar o Brasil
- 20/04 - Fios de Memória