O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Coordenadoria de Defesa dos Animais (Ceda), realizou nesta sexta-feira (24/10) o “Seminário Anual de Defesa dos Animais”, em parceria com o Conselho Regional de Biologia da Quarta Região (CRBio-04). Com o tema “Ameaças, conflitos e conservação da fauna”, o evento teve como objetivo capacitar e sensibilizar atores estratégicos sobre os desafios contemporâneos na conservação e no manejo da fauna silvestre, integrando conhecimentos científicos, jurídicos e socioambientais.
A promotora de Justiça Luciana Imaculada, à frente da Ceda, destacou que o seminário busca ampliar o conhecimento técnico e científico para atuação mais efetiva em prol do meio ambiente. “Esperamos que, com a realização de debates e diálogos, possamos apreender aquilo que está posto na ciência e complementar o nosso conhecimento para atuar de forma mais efetiva em prol do meio ambiente”, afirmou.
Aberto a integrantes do MPMG e ao público externo, o evento contou com diversas palestras sobre proteção da biodiversidade e sustentabilidade ambiental. O professor e biólogo Adriano Paglia ministrou a palestra principal, intitulada “Governança ambiental urbana: abordagens para minimização de conflitos com fauna silvestre”, destacando a importância de políticas públicas para conter perda de habitat, desmatamento e supressão de vegetação.
Carlos Frederico Loiola, presidente do CRBio-04, enfatizou a necessidade de capacitar instituições e profissionais para promover educação ambiental de qualidade à sociedade. “Precisamos capacitar as instituições e os profissionais envolvidos nessa área para levar uma educação ambiental de qualidade para toda a sociedade”, declarou.
A programação incluiu ainda palestras como “Manejo ético de capivaras na Lagoa da Pampulha”, ministrada pela procuradora Lilian Moreira; “Projeto SOS Silvestres: resgate de animais silvestres em ambientes urbanos”, apresentado por Carolina Ribeiro; “Conservação e manejo de fauna silvestre em áreas urbanas”, pela professora Camila Palhares; e “Projeto Quanti Fauna: valoração de danos associados ao tráfico de animais silvestres”, por Paula Vidolin.
O segundo painel abordou “Cães e gatos em áreas protegidas: desafios e soluções para a conservação da biodiversidade e o bem-estar animal”, com temas como “Aspectos jurídicos relacionados à presença de animais domésticos em unidades de conservação da natureza”, pelo promotor Domingos Ventura, e “Cão doméstico como espécie invasora em espaços protegidos”, pela professora Rita de Cássia Bianchi, entre outros.
O terceiro painel tratou da “Avaliação de impactos sobre a biodiversidade faunística em processos de licenciamento de grandes empreendimentos”, com apresentações sobre o licenciamento ambiental como instrumento de proteção à fauna, metodologias de inventário de fauna e avaliação de impactos ambientais em grandes projetos, ministradas por Carolina Mendonça, Fabiano Rodrigues, Janaina Batista e Luciana Kamino.
O seminário reforçou a importância da integração entre ciência, legislação e gestão ambiental para garantir a proteção da fauna e do meio ambiente, promovendo o debate entre especialistas, gestores e sociedade civil.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular.
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se