nobeta

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
rcwtv
rcwtv

Estado de Minas Gerais

MPMG Lança Guia Essencial para Promotores na Atuação Cível em Casos de Violência Doméstica Contra a Mulher

Ferramenta Inédita Orienta Promotores na Defesa dos Direitos de Mulheres Vítimas de Violência no Âmbito Cível

Inae Rocha
Por Inae Rocha
MPMG Lança Guia Essencial para Promotores na Atuação Cível em Casos de Violência Doméstica Contra a Mulher
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deu um importante passo no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher com o lançamento do “Guia básico para atuação ministerial cível em contexto de violência doméstica contra a mulher”. A publicação, divulgada nesta segunda-feira, 31 de março, durante o evento “Evolução do combate à violência doméstica no Brasil”, realizado em Belo Horizonte, tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para a atuação de promotores e promotoras de Justiça na esfera cível.

A iniciativa é fruto de uma colaboração entre o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis (CAO-Cível), o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO-VD) e a Casa Lilian - Centro Estadual de Apoio às Vítimas. A elaboração do guia contou com a cooperação dos promotores de Justiça Patrícia Habkouk (MPMG) e Thimotie Heemann (MPPR).

O guia apresenta uma atualização doutrinária e jurisprudencial abrangente sobre a temática da violência doméstica sob a perspectiva do Direito Civil e Processual Civil. Seu conteúdo foi cuidadosamente selecionado e organizado com base no princípio fundamental de evitar a revitimização das vítimas por parte dos agentes públicos. O prefácio da publicação é assinado por Fabiana Severi, professora titular da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Publicidade

Leia Também:

Maria Carolina Silveira Beraldo, coordenadora do CAO-Cível e uma das organizadoras do documento, ressaltou a importância de ampliar o olhar para a atuação do Ministério Público na esfera cível em casos de violência doméstica. “Quando se fala em atuação do Ministério Público no enfrentamento à violência doméstica, é comum que as pessoas pensem logo nas atribuições do órgão no âmbito criminal. No entanto, o Guia básico que acaba de ser lançado joga luzes sobre a atuação ministerial cível nesse contexto de violência doméstica, tão importante quanto negligenciada em diversos aspectos que vão do acolhimento às vítimas à efetiva preservação de seus interesses a partir de uma atuação processual qualificada e integrada”, afirmou.

A promotora de Justiça destacou ainda que o objetivo principal do guia é apresentar, de forma prática, os principais aspectos da atuação cível do MP nesses casos, sempre sob uma perspectiva de gênero e atenta aos diversos fatores que impactam a garantia dos direitos de mulheres e meninas vítimas de violência doméstica no Brasil.

A expectativa do MPMG é que o “Guia básico para atuação ministerial cível em contexto de violência doméstica contra a mulher” se torne uma ferramenta útil e indispensável não apenas para os membros do Ministério Público, mas também para toda a comunidade jurídica interessada na temática.

 

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

Inae Rocha

Publicado por:

Inae Rocha

Estudante de Jornalismo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) 6º Período

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )