Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

MPMG emite Recomendação para combater abandono e acidentes com animais domésticos em Juiz de Fora

A recomendação foi apresentada durante uma reunião na Câmara Municipal, com a participação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Redação
Por Redação
MPMG emite Recomendação para combater abandono e acidentes com animais domésticos em Juiz de Fora
Karina Andrade
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu uma Recomendação para a Prefeitura e a Câmara Municipal de Juiz de Fora, visando a adoção de medidas para coibir o abandono e os acidentes envolvendo animais domésticos no município. A recomendação foi apresentada durante uma reunião na Câmara Municipal, com a participação da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que discutiu o problema enfrentado pela cidade em relação ao abrigo de cães de raças específicas de médio e grande porte, como Pitbull, Doberman e Rottweiler, que são impedidos de conviver em sociedade.

A Recomendação, emitida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Juiz de Fora, orienta o município a adotar medidas para o registro e a identificação de todos os cães e gatos, por meio da utilização de microchips e formulários de registro a serem mantidos no órgão competente. Esses registros devem conter informações sobre o animal e seu tutor, incluindo declaração de guarda e responsabilidade.

O documento estabelece que os cães e gatos devem ser registrados logo após o nascimento, e os estabelecimentos que oferecem serviços veterinários devem exibir placas visíveis informando a obrigatoriedade da implantação de microchips. A administração municipal pode estabelecer o valor do registro, a ser pago pelos estabelecimentos credenciados ou pelos proprietários dos animais, sendo isentos aqueles que comprovarem falta de recursos.

Publicidade

Leia Também:

Além disso, a Recomendação reforça as questões previstas pela legislação, como a obrigatoriedade do uso de coleira e guia adequadas para condução dos animais em locais públicos, sugerindo a fiscalização e aplicação de multas em caso de descumprimento. Também é sugerida a aplicação de multa para quem soltar ou abandonar animais, sendo que os valores arrecadados serão destinados à manutenção do Canil Municipal de Juiz de Fora.

 

Não perca tempo e faça parte do grupo de notícias da RCWTV no Whatsapp. Clique no link a seguir para se juntar a nós: Receba Notícias da RCWTV no Whatsapp.

FONTE/CRÉDITOS: MPMG
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )